Secretaria de Saúde de Nova Odessa registra 1ª morte por dengue em 2024

Vítima é uma mulher de 42 anos moradora do bairro Altos do Klavin, que morreu em hospital de Piracicaba no dia 15 de abril.

Exames laboratoriais recebidos pela Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa nesta quarta-feira (8) confirmaram o primeiro óbito por dengue neste ano na cidade. Trata-se de uma mulher de 42 anos moradora do Altos do Klavin. A paciente iniciou os sintomas no dia 4 de abril, foi internada no dia 10 no HMNO (Hospital e Maternidade Municipal), de onde foi transferida para uma UTI em hospital de Piracicaba via Cross (Central de Regulação de Vagas) no dia 12, mas não resistiu, indo a óbito em 15 de abril.

Segundo a Vigilância, era um dos casos que estava como “óbitos em investigação” no painel do Estado. Restam ainda outras duas mortes em investigação na cidade, aguardando resultados de exames. Outros “suspeitos” foram negativados ao longo das semanas anteriores. Antes, os últimos óbitos por dengue em Nova Odessa foram registrados em 2015, quando três moradores foram vitimados pela doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Nova Odessa registra 2.743 casos positivos de dengue neste ano, e segundo a Secretaria de Saúde, parte deles casos são de moradores de outras cidades próximas que buscam atendimento médico na rede municipal de Saúde.

A pasta informou que segue promovendo ações diárias e ininterruptas de combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue, e reforça o apelo para que a comunidade também faça sua parte eliminando todo material que possa acumular água limpa e parada. A Saúde reforça que até 90% dos criadouros encontram-se no interior dos imóveis particulares.

Na última semana Nova Odessa atingiu o total de 17,8 mil imóveis atendidos pelo serviço de nebulização veicular de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti adulto, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. O Residencial das Árvores, do Programa Minha Casa Minha Vida (formado pelos condomínios populares Ipê Amarelo, Ipê Roxo e Ipê Branco), recebe nesta semana nebulização interna.

A Secretaria de Saúde segue avaliando a situação de cada localidade e pode promover novas, com alto poder de dispersão e amplo alcance do inseticida.

Além das nebulizações veiculares, o trabalho de combate ao mosquito continua diariamente em Nova Odessa, e é realizado pela equipe de dez servidores do Setor de Zoonoses. Durante a semana, a equipe de Zoonoses segue realizando o trabalho de “BCC”, ou “busca casa a casa” por criadouros e pacientes sintomáticos.

Aos sábados, acontecem os “arrastões” de recolhimento de criadouros do mosquito em bairros mais críticos para a dengue. Em todos os casos, a Secretaria Municipal de Saúde pede que os moradores visitados sempre abram as portas para a equipe antidengue da prefeitura.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

31 out 2025

O Sebrae-SP, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA/Núcleo de Exportação) e a Secretaria de Desenvolvimento

Cidades

30 out 2025

Após anos de expectativa, os moradores de Americana finalmente poderão conhecer o primeiro shopping da cidade. O Americana Shopping foi

Cidades

29 out 2025

A Secretaria de Meio Ambiente de Americana realiza, nesta quinta (30) e sexta-feira (31), serviços de poda de árvores na

Cidades

29 out 2025

Americana registrou um crescimento de mais de 17% no número de empresas do segmento de hipermercados, supermercados, minimercados e mercearias

Cidades

28 out 2025

A cidade de Americana se prepara para um marco histórico com a inauguração do Americana Shopping, no próximo dia 30

Cidades

28 out 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, está com processo seletivo aberto para contratação de auxiliar de almoxarifado. As

Anunciar ou recomendar matéria