Onça-parda prenhe é avistada em reserva ambiental da Suzano

A onça-parda (Puma-concolor) foi avistada prenhe pela segunda vez no Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo. Com as imagens coletadas por câmeras-trap – armadilhas fotográficas monitoradas e manuseadas por guarda-parques – é possível ver o animal andando com tranquilidade pela floresta com a barriga salientada.

Com uma área de 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, o Parque é espaço para a presença constante das onças-pardas. O equipamento também já registrou a espécie anteriormente em diversas situações: acompanhada por dois filhotes, marcando território, vocalizando e até em interação com morcegos. Consideradas essenciais para a vivência da espécie, as Unidades de Conservação desempenham um papel importante na conservação do habitat e ecossistemas, protegendo a biodiversidade e oferecendo as condições necessárias para sua reprodução. 

A gestação da suçuarana, como também é conhecida, ocorre a cada dois anos e tem uma duração que varia entre 80 e 100 dias, além disso pode gerar até seis filhotes, embora o mais comum sejam apenas dois. O mamífero, que é o segundo maior felino das Américas, é classificado como Vulnerável (VU) e, apesar de estar presente em todos os biomas, sua população encontra-se bastante reduzida: na Mata Atlântica, estima-se que haja apenas 1 mil indivíduos, segundo dados do ICMBio. As principais ameaças são a caça ilegal, a destruição de habitat e a ocupação humana desordenada.

“A onça-parda precisa de um amplo território para habitar, por isso, essa diversidade de registros é um indicativo de que a espécie encontra no Parque um ambiente adequado para sua circulação e reprodução. Proteger a biodiversidade e contribuir para sua conservação é um dos objetivos do Ecofuturo, que atua em parceria com a Suzano e com universidades para fortalecer o monitoramento e a identificação de espécies na reserva, e apoiar o desenvolvimento de pesquisas”, afirma Paulo Groke, diretor do Instituto.

“Encontrar indivíduos que demonstrem que os processos reprodutivos estão funcionando na localidade, especialmente para predadores de topo de cadeia trófica, reforça a indicação de que o habitat supre com recursos fundamentais alguns indivíduos da espécie, que é bastante exigente em área para sobreviver. O Parque das Neblinas tem cumprido seu papel de minimizar os impactos antrópicos, compor de forma relevante um dos maiores maciços de Mata Atlântica remanescente. Parabéns pelo trabalho, que salienta o potencial de conciliação do uso público cauteloso com a conservação da biodiversidade” declara Rodrigo Nobre, Mastozoólogo Especialista em Médios e Grandes Mamíferos Silvestres que confirmou a prenhez do felino. O registro foi possível a partir da gestão de câmeras implantadas na reserva, um importante recurso para o registro e monitoramento da biodiversidade no Parque e, também, para contribuir com ações de fiscalização e conservação da área. Outros animais também já foram flagrados no local, como o gambá-de-orelha-preta, o gato-mourisco e a anta. A instalação e manuseio dos equipamentos são feitos pela equipe de guarda-parques do Ecofuturo.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

15 fev 2026

ACISB confirma paralisação no dia 17, enquanto legislação permite funcionamento normal; bancos também suspendem atendimento. O comércio de rua de

Cidades

13 fev 2026

Motoristas de Americana e cidades da Região Metropolitana de Campinas devem se preparar para tráfego intenso nas rodovias Anhanguera (SP-330)

Cidades

13 fev 2026

Quem pretende aproveitar o Carnaval em Americana deve se preparar para dias quentes, com bastante nebulosidade e pouca chance de

Cidades

28 jan 2026

Morreu nesta quarta-feira (28), aos 101 anos, Aurora Pelisson Froner, matriarca da Padaria Maryara, um dos estabelecimentos familiares mais tradicionais

Cidades

27 jan 2026

Americana recebe neste domingo (1) um mutirão do programa Castra+ São Paulo, iniciativa que vai oferecer à população 180 castrações

Cidades

23 jan 2026

O Teatro de Arena Elis Regina, em Americana, recebe na próxima quinta-feira (29), às 19h30, o evento “Sahaja Yoga Turnê

Anunciar ou recomendar matéria