Para prevenir e combater queimadas, Hortolândia realiza “Operação São Paulo Sem Fogo 2025”

Para prevenir e combater queimadas, Hortolândia realiza “Operação São Paulo Sem Fogo 2025”

Atenta às mudanças climáticas, Hortolândia está preparada para prevenir e combater queimadas e focos de incêndio. Neste sentido, a Prefeitura acaba de publicar o decreto municipal Nº  5.664, de 08/07/2025, que regulamenta a “Operação São Paulo Sem Fogo 2025”. A publicação está disponível na edição 2504 do Diário Oficial Eletrônico do Município.  

Este decreto municipal regulamenta uma série de ações integradas de prevenção, monitoramento e combate às queimadas no município. A “Operação” se estenderá até 30 de setembro deste ano, podendo, no entanto, ser prorrogada. 

A ação é promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, em parceria com a Administração Municipal. Localmente, é executada pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, que envolve todas as secretarias municipais, a partir do Plano de Contingência Preventivo de Defesa Civil, previsto pela “Operação”, que leva em conta a incidência de baixa umidade relativa do ar, de quedas bruscas de temperatura e de estiagem verificadas neste no período do ano.

Além de medidas de sensibilização e orientação à população, tendo em vista a prevenção a queimadas e focos de incêndio, o município realiza um cuidadoso acompanhamento da qualidade do ar. É que o tempo seco favorece este tipo de ocorrência que agride a natureza e afeta a saúde das pessoas, sobretudo quando a URA (umidade relativa do ar) cai muito.

A URA é um índice que diz respeito à quantidade de água existente na atmosfera, na forma de vapor, no momento da medição, com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. “A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta: sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, quando a temperatura diminui (orvalho)”, informa, em seu site oficial, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da cidade de São Paulo.

De acordo com o site do CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), a URA mínima de Hortolândia, das 7h da manhã desta quarta-feira (09/07) às 7h desta quinta (10/07), é de 43,8% e a máxima de 86,4%, parâmetros considerados bons para o período. 

Segundo alerta a Defesa Civil Municipal, órgão da Secretaria de Segurança, a falta de chuvas e a baixa umidade do ar podem desencadear diversos problemas que prejudicam o meio ambiente e a saúde das pessoas. Dente eles estão: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática em pessoas e equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

“Estamos na fase vermelha da ‘Operação São Paulo sem Fogo’, que é o período mais crítico de estiagem. Os riscos de incêndio são maiores, a umidade relativa do ar é cada vez mais baixa. Dessa forma, devemos redobrar os cuidados para a prevenção aos incêndios e os cuidados com a saúde”, afirma o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa, o Dr. Jold.

Durante a  “Operação São Paulo Sem Fogo 2025”, a fiscalização ambiental é intensificada, uma vez que a prática de queimadas é crime no município, sujeita a penalidades e multas, conforme está previsto nas Leis Municipais nº 2.464, de 16/09/2010; 3.153, de 04/09/2015 e 3.641, de 13/06/2019.

A população poderá denunciar queimadas no município pelo número 193, do Corpo de Bombeiros, ou pelo aplicativo “Agenda Verde”, que pode ser baixado no celular, a partir das plataformas Google Play ou App Store. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Confira os estados a partir da medição da URA:

Até 30% – Estado de Observação

•Acompanhamento dos índices da URA.

Entre 30 e 20% – Estado de Atenção

•Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;

•Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc;

•Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc;

•Consumir água à vontade.

Entre 20 e 12% – Estado de Alerta

•Observar as recomendações do estado de atenção;

•Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;

•Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% – Estado de emergência

•Emissão de Alerta e acionamento do Plano de Ação;

•Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;

•Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc;

•Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

29 jan 2026

Em comemoração aos 65 anos da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), que serão completados neste sábado, dia 31,

Cidades

28 jan 2026

Morreu nesta quarta-feira (28), aos 101 anos, Aurora Pelisson Froner, matriarca da Padaria Maryara, um dos estabelecimentos familiares mais tradicionais

Cidades

27 jan 2026

Americana recebe neste domingo (1) um mutirão do programa Castra+ São Paulo, iniciativa que vai oferecer à população 180 castrações

Cidades

23 jan 2026

O Teatro de Arena Elis Regina, em Americana, recebe na próxima quinta-feira (29), às 19h30, o evento “Sahaja Yoga Turnê

Cidades

23 jan 2026

O fim de semana em Americana será marcado por tempo instável, com presença de sol entre nuvens, temperaturas elevadas e

Cidades

23 jan 2026

O Sebrae-SP, Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região (Sinditec) e Senai lançam no dia 29 de janeiro o

Anunciar ou recomendar matéria