Durante este mês, o Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo vai realizar diversas ações em sua participação no Maio Amarelo 2024. Com o mote “Paz no Trânsito começa por Você”, o movimento chega à 11ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos no trânsito.
Somente no Brasil, conforme dados do Datasus, mais de 30.000 pessoas morrem anualmente, decorrentes de acidentes de trânsito. Diante deste cenário, o Movimento Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, nasceu com aproposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Assim, o tema de 2024 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre a necessidade de paz no trânsito. Paz que deve começar por todos os atores do trânsito, seja pedestre, ciclista, motociclista, condutores de veículo leves e de veículos pesados.
Participando deste momento, o Policiamento Rodoviário planejou mais de 120 ações em todos os modais e formatos, buscando trabalhar com as infrações mais cometidas, como o não uso do cinto de segurança (seja pelo motorista, seja pelos passageiros), ingestão de álcool e direção, ultrapassagens em locais proibidos, além de modais como fiscalização de caminhoneiros, motociclistas, pedestres, ciclistas, entre outros.
Além das operações, serão desenvolvidos programas de conscientização com crianças e adolescentes e palestras em empresas, sempre buscando garantir que a educação e conscientização sobre trânsito reduzam gradativamente estes números nefastos.
Acompanhando o sucesso de outros movimentos como, por exemplo, o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula a promoção de atividades que impliquem na Paz no Trânsito.