Prefeitura de Americana entrega nova unidade do Caps-AD

O Caps-AD acolhe e oferece toda a assistência terapêutica às pessoas usuárias de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também orienta e acompanha os seus familiares

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta segunda-feira (19) a nova unidade do Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) “Nova Vida”. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Chico Sardelli. O serviço, agora, vai funcionar no prédio da antiga unidade básica de saúde do bairro Vila Dainese e o atendimento será realizado de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30. 

O Caps-AD acolhe e oferece toda a assistência terapêutica às pessoas usuárias de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também orienta e acompanha os seus familiares. A cada mês, o Caps-AD atende aproximadamente 200 pessoas, sendo que atualmente 180 vêm sendo assistidas pela equipe. A unidade realiza em torno de 800 procedimentos mensais, envolvendo tanto as atividades individuais quanto coletivas.

A nova unidade passou por reforma e manutenção geral, incluindo pintura, revisão das redes elétrica e hidráulica, substituição de fechaduras, conserto do alambrado, conserto do portão principal, substituição da caixa d’água, substituição de telhas que estavam danificadas e instalação de divisória.

“Administrar é escolher prioridades, e nós escolhemos a saúde como prioridade e os resultados são positivos. Essa administração está avançando a cada dia, com os pés no chão, com responsabilidade e transparência, e nós estamos focando em cima de uma saúde de qualidade para a população”, destacou o prefeito Chico.

O Centro possui uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, médico clínico, médico psiquiatra, assistente social, enfermeiro e fisioterapeuta. Os atendimentos são realizados individualmente e também em grupos, por meio de atividades terapêuticas.

O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, informou que a nova unidade irá possibilitar a habilitação do serviço perante o Ministério da Saúde, garantindo assim o repasse de recursos federais, específicos para esse tipo de assistência. “O serviço, que já existe, ainda não é habilitado pelo Ministério da Saúde, porque a nossa antiga estrutura não dispunha de unidade que possibilitasse grupos terapêuticos. Sabemos que é uma reivindicação muito grande da nossa população, por uma saúde mental que tenha mais acesso, que tenha mais qualidade, que seja cada vez mais humanizada, que é o lema da nossa gestão”, explicou.

Além do prefeito Chico Sardelli e do vice-prefeito Odir Demarchi, também compareceram à solenidade de inauguração o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Lucas Leoncine; o vereador Pastor Miguel Pires; o secretário adjunto de Saúde Fábio Joner; o secretário de Gestão de Convênios Vinicius Zerbetto; a diretora da Unidade de Atenção Básica Simone Maciel; o coordenador do Caps-AD Tadeu Donizete Leite e demais servidores.

Para ser atendido pelo Caps não é necessário fazer agendamento, basta comparecer ao local levando documento com foto, cartão SUS e comprovante de endereço.

A nova unidade está localizada à Rua Joaquim Pupo, s/n, ao lado da Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde) e o telefone é 3405-7595.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

22 jun 2026

Primeira frente fria do inverno provoca chuva, ventos de até 60 km/h e queda acentuada das temperaturas em diversas regiões

Cidades

19 jun 2026

A FAM – Faculdade de Americana lança a campanha Cultura e Saber, uma iniciativa que une educação e cultura com

Cidades

19 jun 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), concluiu nesta quinta-feira (18) a instalação

Cidades

19 jun 2026

Os moradores de Americana devem se preparar para mais um fim de semana de temperaturas baixas. Após uma semana marcada

Cidades

18 jun 2026

Quem perdeu o espetáculo astronômico da noite de quarta-feira (17) terá uma nova chance nesta quinta-feira (18). A Lua crescente

Cidades

18 jun 2026

Com a chegada do inverno, que começa oficialmente neste domingo (21), a rotina no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida

Anunciar ou recomendar matéria