Com a chegada da Primavera, neste domingo (22), o clima promete mudanças em todo o Brasil. Porém, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há um fator que será comum de Norte a Sul do País: o calor. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), essa tendência já pode ser observada nesta sexta-feira (20), com o amanhecer ensolarado e temperatura em torno de 18°C.
A previsão para esta sexta-feira indica um dia com predomínio de sol pela manhã, mas com aumento de nebulosidade ao longo do dia, reflexo da aproximação de uma frente fria. Contudo, essa frente fria não deverá avançar pela região, limitando seus efeitos a possíveis pancadas de chuva a partir do final da tarde, inclusive durante a noite e a madrugada de sábado. Essas chuvas poderão ser acompanhadas por relâmpagos, mas não devem provocar quedas acentuadas nas temperaturas. A máxima prevista para hoje é de 35°C, enquanto a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% durante a tarde, o que requer atenção redobrada para hidratação e cuidados com a saúde.
Para o sábado, o panorama climático na RMC deve apresentar maior variação de nebulosidade ao longo do dia. A previsão é de períodos com menor nebulosidade durante a manhã e início da tarde, seguidos pelo aumento de nuvens. Além das possíveis chuvas durante a madrugada, novas pancadas, inclusive com potencial para temporais, são esperadas a partir da tarde. Essas precipitações devem ser intensificadas pela combinação de altas temperaturas, umidade e um sistema de baixa pressão em altitudes elevadas, conhecido como “cavado meteorológico”, que deverá impulsionar o desenvolvimento de nuvens carregadas. As temperaturas no sábado devem variar entre 21 e 32°C.
No domingo, a previsão é de um dia com predomínio de céu claro pela manhã e à noite, enquanto períodos de céu parcialmente nublado são esperados à tarde. Não se descarta a possibilidade de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite, principalmente nos municípios próximos à divisa com o sul de Minas Gerais, ao norte e leste de Campinas. As temperaturas deverão oscilar entre 19 e 35°C, mantendo o padrão de calor observado nos últimos dias.
A nova estação chega trazendo uma mescla de calor e instabilidade na RMC, características típicas do início da primavera, quando o contraste entre massas de ar quente e frio costuma gerar condições favoráveis a pancadas de chuva e aumento da nebulosidade. Enquanto isso, os moradores devem se preparar para enfrentar o calor intenso, com atenção à hidratação e cuidados com a exposição prolongada ao sol.