As inscrições para as gestantes interessadas em participar do Programa Mãe Americanense terminam neste sábado (30). A ação é promovida pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
Podem se inscrever gestantes entre 14 e 22 semanas de gravidez, que estejam em acompanhamento pré-natal, moradoras de Americana há pelo menos um ano, com renda familiar per capita de até um quarto de salário-mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único.
Para se inscrever, basta acessar o site da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br) e clicar no banner rotativo da página principal, ou comparecer em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – presencialmente, o atendimento termina nesta esta sexta-feira (29).
O programa, lançado em 1º de junho pelo prefeito Chico Sardelli, tem o objetivo de dar suporte às futuras mamães em situação de vulnerabilidade social dentro das ações da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social. O primeiro grupo contou com 33 participantes.
Durante três meses, as gestantes participam, quinzenalmente, de atividades visando fortalecer o vínculo entre mãe e bebê, criando uma rede de apoio para a família. As ações serão feitas pelos CRASs e entidades que oferecem os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em diversos territórios.
“É um acompanhamento que as novas mães têm para auxiliar nesta fase tão especial de gestação. O Programa Mãe Americanense foi criado para atender gestantes em situação de vulnerabilidade social. No final, serão contempladas com kits para apoiar a família nos cuidados especiais com o nascimento”, explicou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
Os kits são compostos de bolsa de maternidade, saída de maternidade e um carrinho de bebê.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria: (19) 3471-6770.