Beto Silva

Rafael Piovezan: ‘Ninguém consegue acertar tudo, mas a gente tenta fazer o melhor’

Nesta entrevista exclusiva ao JA, o prefeito Rafael Piovezan (PL) fala sobre conquistas e cita projetos futuros para os próximos quatro anos do seu segundo mandato.

Santa Bárbara d’Oeste completa 206 anos nesta quarta-feira (4). Avaliada como uma das cidades com melhor qualidade de vida do país, ela segue em franco desenvolvimento e, como todo município, enfrenta desafios em todas as áreas. Nesta entrevista exclusiva ao JA, o prefeito Rafael Piovezan (PL) fala sobre conquistas e cita projetos futuros para os próximos quatro anos do seu segundo mandato. Na avaliação do Chefe do Executivo, também estão críticas aos projetos políticos divergentes de parlamentares que, em sua avaliação, foram contra o interesse público. 

Santa Bárbara d’Oeste completa nesta quarta-feira (4)  206 anos. O que esses mais de dois séculos representam para o senhor, como prefeito, e para a população barbarense?

Rafael Piovezan: Para mim é o maior orgulho do mundo. É a cidade onde nasci, cresci e construí minha história. Santa Bárbara é, para mim, a melhor cidade do Brasil – onde moro com a minha família e guardo todas as minhas amizades. Tenho uma felicidade muito grande em poder construir um pedacinho desta história. Ajudar a escrever a história da cidade é uma honra que não consigo nem medir. Tivemos tanta gente que fizeram coisas importantes pela história da cidade, ao longo desses anos, desses mais de dois séculos. Foram passos importantes para a evolução de Santa Bárbara. Ter a oportunidade de contribuir com isso, como todos os barbarenses, pra mim é uma grande honra.

O barbarense hoje, quando fica alguns anos fora e volta pra cidade, observa que essa é a cidade que amamos, que temos orgulho. A autoestima do barbarense é algo diferente hoje e graças a Deus esse é o caminho para que a cidade evolua cada vez mais, entregando serviços e qualidade de vida para seus moradores. Temos uma história de uma cidade que foi referência na produção de açúcar e álcool, que ajudou a revolucionar a agricultura aqui no nosso país – talvez uma das únicas do Brasil fundada por uma mulher.

Uma cidade de um povo trabalhador, que acorda todos os dias para construir uma parte dessa história. Juntos podemos ver o quanto a cidade evoluiu e com o trabalho de tantas pessoas conseguimos chegar a este momento que a Santa Bárbara vive, sendo reconhecida e respeitada. São 206 anos de uma linda história, que guarda inúmeras conquistas e o desejo de construir ainda mais para cada barbarense.

Quais foram as principais conquistas do município nos últimos anos que o senhor gostaria de destacar nesta comemoração?

Esses quatro anos foram de muitas conquistas. Temos uma gestão técnica pautada em grandes desafios – e que conseguimos superar. Aprimoramos a gestão, importante para a execução administrativa e das contas públicas. Tudo isso foi um passo importante para que equilibrássemos a cidade e conseguíssemos dar os passos fundamentais em cada uma das áreas da administração.

Na saúde tivemos a entrega dos Complexos Regionais, obras fundamentais para o aperfeiçoamento do acesso aos serviços de saúde. Fizemos outras obras importantes, como o Centro de Referência em Saúde da Mulher, que cuida da saúde e o enfrentamento à violência – um tema importante do dia a dia. Fizemos o Caps Infantil e o Laboratório de Análises Clínicas. Temos também a Cidade Saúde, que daqui a pouco fica pronta e vai ser uma revolução no atendimento à saúde com novos serviços, como pequenas cirurgias, onde a pessoa não precisa ficar internada. Teremos o Centro Oftalmológico, o Centro de Referência do Idoso e vamos trazer também o Centro de Reabilitação Psicológico, Físico e Mental. Além dos 10 leitos de UTI Pediátricos, com obras já em andamento. Esses leitos vão se somar aos 20 leitos convencionais que a gente conseguiu colocar em funcionamento da UTI Adulto.

Com tudo isso, creio que a Saúde é um passo importante que nós demos ao longo desses anos. Importante saber também que na Educação, outra área que trabalhamos muito, criamos três mil vagas em creche, aperfeiçoamos nossa rede, oferecemos o programa de pós-graduação de especialização junto à UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), com a segunda turma em andamento. Investimos na informatização e nas reformas das unidades escolares, na contratação de mais servidores para atender nossas crianças com qualidade.

Na Segurança Pública, Santa Bárbara d’Oeste tornou-se uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo e do Brasil, através de investimentos em novos profissionais, armamentos, novas viaturas, câmeras de monitoramento e um trabalho contínuo que a gente realizou.

Outro tema que a gente pode falar é a qualidade de vida: Santa Bárbara d’Oeste foi reconhecida como uma das cidades com a melhor qualidade de vida do país, resultado de um esforço grande que nós tivemos na transformação de espaços que antes ficavam sem o cuidado adequado e que hoje se tornaram áreas para as pessoas se exercitarem.

Essas áreas, inclusive, são utilizadas no projeto de política pública que construímos e que se chama “QualiVida”, cuidando das pessoas para que elas não fiquem doentes, para que tenham saúde cada vez mais. São 101 núcleos onde nós temos educadores físicos que orientam, em diversas modalidades esportivas, a população de uma forma geral, desde os mais jovens, das crianças até os adultos, às pessoas da melhor idade. Todos podem fazer sua atividade física e pouco a pouco ganhar qualidade de vida.

São pontos importantes que colocamos nesses quatro anos, sem deixar de citar também a referência regional e estadual, e porque não dizer nacional, que o Parque dos Ipês se transformou. Recebemos pessoas de outros estados que vêm aqui pra ver a qualidade que o parque disponibiliza para as pessoas gratuitamente. Tornou-se uma referência com as réplicas dos dinossauros, com a integração com a natureza!

O Desenvolvimento Econômico também é destaque, com 11 mil empregos neste período, com resultados importantes com a chegada de multinacionais, como a Greiner Bio One, com a ampliação de empresas que aqui estavam, além das articulações para trazer novas empresas para nossa cidade e boa relação com o Governo do Estado, que permitiu que nós tivéssemos, pela primeira vez, um novo acesso pela Rodovia dos Bandeirantes, que trará um corredor de desenvolvimento que vai mudar a história da cidade nos próximos anos. A gente vai trabalhar muito para que isso se viabilize o mais rápido possível. Tudo isso são pontos importantes que nós temos da nossa administração.

Santa Bárbara d’Oeste tem crescido nos últimos anos. Quais são os projetos em curso para estimular o desenvolvimento econômico e atrair novas empresas, prefeito?

Sobre o Desenvolvimento Econômico nós temos feito uma articulação muito grande com empresas, trabalho importante de preparar a cidade. Sempre falo que o Desenvolvimento Econômico está associado ao tratamento de esgoto, ao abastecimento de água, aos serviços públicos de saúde, educação, segurança pública, entre outros segmentos. Fizemos o dever de casa e temos hoje uma cidade bem equilibrada. Entregamos 100% de esgoto tratado, estamos na reta final de entregar a nova represa para garantir o abastecimento com água em quantidade e qualidade, estamos fazendo serviços importantes de troca de rede e setorizações para reduzir as perdas e disponibilizar ainda mais água para nossas empresas e a população.

odos os serviços hoje atendem de maneira importante as pessoas, desde a Saúde, a Educação, a Segurança Pública. Então tudo isso é um ponto que coloca Santa Bárbara d’Oeste como uma cidade importante para receber investimentos. As pessoas procuram cidades estáveis, que tenham uma administração séria, equilibrada para poder colocar seus recursos e trazer empresas pra cá. Essa é a articulação que a gente tem feito e tem dado resultado, com algumas empresas já anunciadas.

Temos agora um trabalho grande pra poder trazer pra cá ainda mais, com grandes investimentos em parceria com o governador Tarcísio de Freitas, que tem nos ajudado junto com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. Tudo isso ligado ao acesso na Bandeirantes, conforme a negociação que a gente vem fazendo com o secretário de Estado de Parcerias em Investimento, Rafael Benini. Isso constrói um ambiente favorável e muito próspero para o desenvolvimento econômico. Esses quatro anos foram de bons resultados com 11 mil empregos gerados.

A nossa taxa de desemprego está entre as menores aqui da nossa região. É com essa vontade e determinação que trabalhamos esses quatro anos e vamos trabalhar os próximos quatro. Vamos gerar mais empregos, mais riquezas para o nosso município, fomentar ainda mais o desenvolvimento. Vamos fazer com que nós tenhamos, inclusive, condições de oferecer serviços ainda melhores à população. 

Quais foram os maiores desafios enfrentados até agora, quais ainda não foram vencidos?

A Saúde e a Educação foram os grandes desafios em virtude também da pandemia. Durante a pandemia muitas pessoas deixaram de ter planos de saúde, deixaram de ter seus filhos nas escolas particulares e procuraram a rede pública. Precisamos enfrentar este desafio e equacionar o atendimento de todo mundo da melhor forma possível. E os investimentos foram importantes!

Na saúde ampliamos as vagas de UTI Adulto no Hospital Santa Bárbara, aperfeiçoamos o convênio com a Santa Casa, o que possibilitou agora a implantação de 10 leitos de UTI Pediátricos – que ficarão prontos nos próximos meses. Através desse convênio também zeramos a fila das pessoas que aguardavam aparelhos auditivos na cidade, entregando equipamentos novos e modernos a quem precisava. Fizemos cirurgias de catarata, o maior número de exames da história que a cidade já teve. Muito disso em virtude desse represamento que a Covid trouxe. É um trabalho contínuo e vamos dar sequência a esses investimentos que têm dado certo. Temos boas ideias para o futuro!

Na minha concepção não tem nenhum desafio que não tenha sido vencido. Os desafios que estavam postos foram superados e agora a gente tem outros que aparecem. Falamos sobre a Saúde, mas podemos falar também sobre a Educação, em que a gente vai continuar ampliando o número de vagas, aperfeiçoando nosso material didático e o conteúdo pedagógico. Vamos seguir trabalhando para ampliar o videomonitoramento, para contratar mais guardas. Caminhar cada vez mais associado junto ao governador Tarcísio de Freitas, trazer para Santa Bárbara o desenvolvimento. Somente é possível enfrentar os novos desafios porque deixamos pra trás aqueles que muitas vezes nos seguravam.

A questão do asfalto – em alguns bairros – é outra demanda dos moradores. O que está sendo feito para melhorar a pavimentação e a manutenção das vias?

Vale lembrar que tínhamos um projeto com recursos importantes na Caixa Econômica Federal, na ordem de R$25 milhões, que ajudaria muito no recapeamento, na melhoria do asfalto para vários pontos da cidade. Mas em virtude do projeto político, alguns candidatos, alguns vereadores da Câmara, que faziam parte de três projetos políticos que foram concorrentes nossos na eleição, protelaram e prejudicaram a população através dessa não votação, dessa não discussão do nosso projeto que solicitava a possibilidade de usar esse recurso para o recape. Protelaram, fizeram manobras em cima do regimento interno, até que chegou um momento em que a cidade perdeu esse recurso, em comunicado feito pela Caixa. Em virtude disso nós estamos buscando outras alternativas. Mas é importante dizer que executamos em nosso mandato talvez o maior pacote de recape, com grandes avenidas e ruas principais.

Fizemos diferentes pontos, alguns que exigiam grande atenção. Vale lembrar que já temos outras frentes de trabalho também, como a segunda etapa de asfaltamento do Cruzeiro do Sul, com obras em andamento. Temos também a parte do asfaltamento das ruas do Distrito Industrial de Cillo, que aguardamos a ordem de serviço da Caixa Federal. Quanto aos pontos que mais precisam, já temos o levantamento e fazemos o acompanhamento junto à Secretaria de Obras para colocar na ordem de prioridade.

Como o senhor avalia o relacionamento com o Legislativo e como espera que ele se mantenha a partir de 1º de janeiro?

Nos dois primeiros anos o nosso relacionamento com a Câmara foi muito bom. Tivemos na presidência uma pessoa que pensava na cidade. Já nos dois últimos anos tivemos uma pessoa na presidência que pensava exclusivamente em um projeto político, até porque fazia parte do grupo de oposição que teve candidato que concorreu nas eleições municipais, o que dificultou muito se avaliarmos que em praticamente dois anos não tivemos nenhum projeto da Prefeitura, de grande importância, aprovado na casa. A propensão agora é ter uma boa relação.

A gente sempre vai respeitar a independência da Câmara Municipal, as decisões que fazem parte do dia a dia dos vereadores e o papel de cada um. Penso que a Câmara tem um papel fundamental, mas que tem que ser construído junto com o Executivo. Acima de tudo, qualquer ação e comportamento precisam contar com essa compatibilização entre as responsabilidades do Legislativo e do Executivo. Sem esse entendimento e a humildade para trabalhar fica muito difícil. Temos uma boa expectativa com esses próximos quatro anos na possibilidade de trabalharmos em conjunto com a Câmara. Creio que já estamos construindo algo positivo junto com eles.

Após esse primeiro mandato, como o senhor avalia sua trajetória como gestor público nesses quatro anos à frente da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste?

Ao longo da minha história, da minha vida, eu sempre tive um trabalho técnico. Sempre fui uma pessoa que busquei fazer o melhor, entregar o melhor a nossa população, desde os cargos que exerci, como biólogo, as coordenações que tive, o cargo de secretário de Meio Ambiente, de diretor do DAE. Sempre foram passos importantes na experiência da gestão. Acho que isso tudo é apresentado com os bons resultados que nós tivemos enquanto prefeito.

Essa possibilidade de passar por todos esses cargos contribuiu muito com meu aprendizado, com a possibilidade de ser um gestor que entregue o melhor pra cidade. Esses quatro anos reuniram muito desse nosso esforço para isso. Graças a Deus eu sempre vejo que a gente tem que buscar fazer o melhor. O gestor público tem essa responsabilidade, de se aperfeiçoar e estar preparado pro dia a dia. Nem em todas as oportunidades a gente acerta.

Ninguém consegue acertar tudo, mas a gente sempre tenta fazer o melhor, sempre busca entregar às pessoas aquilo que nós nos comprometemos, que é o trabalho, a responsabilidade, a busca por serviços melhores. Eu fiz isso com muita dedicação, com muito carinho, com muito respeito, com muito amor pela cidade.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

20 jan 2025

A Microsoft instalará um novo data center em uma região de Limeira próxima à fronteira com Santa Bárbara d’Oeste. O

Cidades

20 jan 2025

Um domingo de prova para 1500 candidatos que buscam descontos especiais para estudar na Faculdade de Americana. A prova consistiu

Cidades

20 jan 2025

Nesta semana, o clima em Americana será marcado por uma combinação de sol, chuvas rápidas e momentos de trovoadas. Com

Cidades, Polícia

18 jan 2025

Uma história de coragem e resistência marcou o resgate de Bethina Feldman, de 11 anos, filha dos empresários André Feldman

Cidades

17 jan 2025

O empresário Paulo Henrique Brancati, conhecido por sua atuação marcante em Americana e região, faleceu na madrugada desta sexta-feira (17),

Cidades, Polícia

17 jan 2025

Um helicóptero que transportava uma família de Americana caiu na noite desta quinta-feira (17) em uma área de mata no

Anunciar ou recomendar matéria