Nesta terça-feira (1º), a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d’Oeste deu início às atividades do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de mama. O evento de abertura, denominado ‘Bom Dia Outubro Rosa’, aconteceu no bufet Flamis e contou com a presença de cerca de cem mulheres. O encontro foi marcado por momentos de descontração, sorteio de brindes e troca de experiências, além de ser uma oportunidade para organizar as ações que ocorrerão ao longo do mês.
Entre os principais eventos da agenda está a quinta edição do Pedal Rosa, marcado para o dia 27 de outubro, às 7h30, com concentração em frente ao Mercado Municipal. A superintendente da Rede, Carla Bueno, destacou a importância das atividades durante o mês de outubro: “Não é só vestir o rosa, é uma mobilização pela causa, é despertar o olhar das empre
sas para uma funcionária que está enfrentando o câncer, é a sensibilização e mobilização para que as pessoas inventem, criem coisas para a gente diminuir a incidência da doença”, afirmou.
Carla também ressaltou o impacto do movimento no aumento da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. “Ao mesmo tempo vejo como um progresso porque quanto mais informação, mais a mulher procura e cuida da sua saúde”, complementou.
Programação do Outubro Rosa
Ao longo do mês, a Rede Feminina de Combate ao Câncer realizará diversas palestras em escolas e empresas, além de reuniões com as mulheres beneficiadas. Carla explicou que a instituição está aberta a atender convites de outras organizações que queiram participar das ações de conscientização.
Atualmente, a Rede presta atendimento a 289 pessoas, sendo 86 mulheres que enfrentam o câncer de mama em diferentes estágios da doença e 33 crianças e adolescentes em tratamento de outros tipos de câncer. Com 52 anos de atuação, a instituição é referência no apoio e cuidado às vítimas da doença em Santa Bárbara d’Oeste.
Histórias de superação e fé
Durante o evento, histórias de fé e superação emocionaram os presentes. Rosângela Maria Lopes Cruz, dona de casa, foi diagnosticada com câncer de mama neste ano e passou por uma cirurgia no último dia 18 de setembro. “Quem cura é Deus”, declarou Rosângela, que, apesar de estar recém-operada, participou do café da manhã. Ela contou que descobriu a doença após uma suspeita detectada no autoexame, mas enfrentou dificuldades para que o médico acreditasse no diagnóstico. “Foi negligência médica, ele só se convenceu depois dos exames”, afirmou.
Outra participante, Márcia, assistente de vendas, também compartilhou sua experiência. Ela sempre realizou exames preventivos e foi em uma dessas ocasiões que descobriu um nódulo. “Foi impactante, mas não o bastante para me fazer desistir. Eu pensei em mim, na minha família e enfrentei a doença. Hoje ajudo como posso”, disse.
Como contribuir
A Rede Feminina se mantém ativa por meio de doações e eventos realizados ao longo do ano. Quem quiser contribuir pode fazer um Pix para o CNPJ 04.257.862/0001-55. Além disso, está em andamento uma ação social que sorteará três carros zero quilômetro, com números vendidos a R$ 10. Para participar do Pedal Rosa, as inscrições custam R$ 35 e podem ser feitas pelo Instagram oficial da Rede: @redefemininasbo.
A mobilização do Outubro Rosa é um lembrete de que a prevenção e o apoio são fundamentais para vencer o câncer de mama.
Parcerias
Para o evento desta terça-feira, a Rede contou com apoio de empresas parceiras, a começar pelo Flami’s Kids Buffet Infantil que abriu as portas para receber as participantes. “Ficamos muito gratos por contribuir com essa causa tão importante”, destacou a gerente Angela Alves.
Participaram do evento deste dia 1º, @dada baloes, @camis decoracoes, @gilberto.neves, Pão de Queijo@Leao, @sorvetes kek’s, @tah.doces,@belapane, @boquinha confeitaria, @velasluzdecristo, @kazmsaude, @fikbem, @panificadoraqueiroz, @unimedsa, @otica_exotica, @lojasentretons, @flor_de_lotus-_naturals.aroma, @luuh.carvalho, @maine.guimaraes, @banana_e_cia