Família de Ronald, 7anos, fala em negligência, garoto morreu em pronto-socorro de SB

Para a família, houve negligência no atendimento à criança, que começou a ser atendida na rede pública de Santa Bárbara d’Oeste, no sábado (18)

O corpo do garoto Ronald Kaique Sodré Paz, de sete anos, foi enterrado no cemitério de Castanhal, cidade do Pará, nesta sexta-feira (24), às 15h. Abalada pela perda repentina, a mãe, Vanessa Sodré, disse que quer justiça pela perda do filho único. Para a família, houve negligência no atendimento à criança, que começou a ser atendida na rede pública de Santa Bárbara d’Oeste, no sábado (18). A prefeitura informou que os atendimentos à criança são avaliados por uma comissão interna. 

Segundo Vanessa, Ronald era asmático e começou a reclamar de dores nas pernas e nos olhos. Ele foi levado ao pronto-socorro Afonso Ramos, foi medicado e liberado. No domingo (19), surgiram manchas no corpo do menino e a mãe voltou ao pronto-socorro, onde foi feito exame para dengue. “Eles falaram que deu negativo mas que poderia ser um falso positivo, passaram injeção e mandaram vir embora”, contou. 

Segundo a mãe, Ronald passou bem a segunda-feira. Na quarta-feira, ele voltou a passar mal e a mãe o levou ao Pronto-socorro Edson Mano. “O médico mal olhou para ele e mandou ele vir para casa”, contou. A mãe decidiu voltar com a criança ao Afonso Ramos na noite de quarta-feira, pois Ronald passou a cuspir sangue. “O doutor falou que ele estava com dengue e crise asmática, fizeram medicação e ele aliviou e mandaram ele para casa”, relatou. 

Às 5h de quinta-feira eles voltaram ao Afonso Ramos e o médico prescreveu mais medicamentos. Só após a mãe chamar uma enfermeira e mostrar que a criança estava cuspindo sangue e cansado, decidiram levá-la para uma unidade semi-intensiva. “A saturação dele estava muito baixa, quando foram entubar, ele acabou falecendo”, contou emocionada.  

Ela se queixa das idas e vindas aos prontos-socorros sem que os médicos pedissem um exame mais detalhado ou até mesmo um raio-x da criança. 

Outro lado 

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste disse lamentar o falecimento de Ronald Kaique Sodré Paz e se solidariza com os seus familiares. “A Administração Municipal reitera que mantém contato e segue dando todo o suporte necessário à família, inclusive custeando o transporte aéreo dos pais e o translado do corpo para Belém (PA), onde será sepultado”, informou em nota. 

Sobre os atendimentos realizados nos prontos socorros Afonso Ramos e Edison Mano, entre os dias 18 e 22 de maio, a Secretaria de Saúde informou que todos os esforços das equipes foram realizados, mas que, infelizmente, não foi possível evitar o óbito. “A pasta salienta que, visando a preservação do sigilo e da confidencialidade, avalia não ser pertinente o fornecimento de informações detalhadas sobre os atendimentos, salvo para as autoridades competentes, mas reforça que acompanha essa e qualquer situação que resulte em óbito, por meio de comissão interna,  e que caso seja verificada alguma conduta divergente da habitual nos atendimentos prestados, adotará as providências legais”.

“Em relação a informações que estão sendo aventadas em algumas publicações e relatos, sobre hipótese diagnóstica do caso, a Secretaria de Saúde informa que foram realizados todos os exames pertinentes e encaminhadas coletas para laboratório de referência e que, somente após as análises, a causa do óbito poderá ser comprovada”, acrescentou.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

23 out 2026

A ACIA – Associação Comercial e Industrial de Americana realiza nesta sexta-feira (23) e no sábado (24) a primeira edição

Cidades

21 out 2026

O Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghel” comemora seu aniversário de 19 anos neste sábado (24), com programação gratuita aberta

Cidades

20 out 2026

Evento organizado pelo GDG Americana terá palestras sobre inteligência artificial, desenvolvimento de software e carreira, além de oportunidades de conexão

Cidades

20 out 2026

Coquetel reuniu diretoria, ex-presidentes, autoridades e associados; Omar Najar recebeu a homenagem dedicada ao pai, primeiro presidente e um dos

Cidades

18 out 2026

Não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento da atriz e cantora. A atriz e cantora Lua Blanco, ex-Rebelde Brasil,

Cidades

17 out 2026

Terceira edição do evento teve apresentações gratuitas, distribuição de café e participação de artesãos na Praça Comendador Müller A Praça

Anunciar ou recomendar matéria