Salas de aula de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da rede de Educação de Americana receberam, entre 2021 em 2022, 218 lousas digitais para proporcionar experiências pedagógicas mais interativas para alunos e professores.
As lousas interativas funcionam como uma imensa tela de um computador sensível, por meio de um projetor equipado com software de toque. O dispositivo é ideal para a utilização de recursos multimídia, simulação de imagens, navegação na internet e reprodução de sons e vídeos em alta qualidade.
Além das lousas digitais, unidades de Ensino Infantil e Educação Fundamental foram equipadas este ano com 60 novos notebooks, 30 desktops, 220 projetores e 260 soundbars, que funcionam como um home theater com apenas uma caixa de som, porém mais potentes que uma caixa acústica comum, além de lousas brancas, que funcionam como os antigos quadros negros mas permitem que o professor destaque, por exemplo, trechos de um texto que está sendo projetado e que seja importante assinalar.
“O processo de integração da tecnologia à educação foi fortalecido em 2021, com a entrega de mais de 330 notebooks e computadores desktop para a rede. Em 2022, demos continuidade a esse movimento de modernização das escolas, que agora têm salas com projetores, lousas brancas, lousas interativas e som de qualidade. A Educação é prioridade do governo Chico Sardelli e Odir Demarchi e seguiremos investindo para promover, cada vez mais, a tecnologia na sala de aula”, declarou o secretário Vinicius Ghizini.
A Secretaria de Educação de Americana também investiu na compra e entrega de 980 Chromebooks, sendo 235 para as salas de aula da Educação Infantil, para uso dos educadores, e para a formação de 20 laboratórios móveis para as 11 escolas do Ensino Fundamental.