Após uma semana de fortes chuvas, Santa Bárbara d’Oeste vive dias de apreensão. O Ribeirão Quilombo transbordou, a Rua Corifeu de Azevedo Marques sofreu com alagamentos constantes, e diversas casas, especialmente no bairro Cruzeiro do Sul, foram inundadas. Diante da situação, o prefeito Rafael Piovezan (PL) finalmente se manifestou em vídeo nesta segunda-feira (3).
No pronunciamento, Piovezan destacou que, nos últimos sete dias, o volume de chuvas na cidade chegou a quase 400 mm. Somente na noite de ontem, foram registrados 130 mm de precipitação. Como consequência, o nível da represa local subiu 1,70 metro acima do antigo vertedouro, o que permitiu a retenção de aproximadamente 1 bilhão de litros de água, evitando que esse montante descesse de uma só vez para a cidade.
Ainda segundo o prefeito, o vertedouro foi projetado para lidar com chuvas de até 230 mm, mas a precipitação superou em muito esse limite. A previsão meteorológica para os próximos dias indica mais 200 mm de chuva até quinta-feira (6) e outros 190 mm até domingo (9), o que mantém o município em estado de alerta.
Piovezan afirmou que equipes da Prefeitura, da Promoção Social, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão mobilizadas para minimizar os impactos da enchente. No entanto, a situação pode se agravar com outro problema: o abastecimento de água. O nível da água subiu a ponto de desligar o sistema de captação, o que pode afetar o fornecimento de água para a população nos próximos dias.