Redação Jornal Americanense

Santa Bárbara está em estado de alerta para chuvas e abastecimento de água pode ser afetado

Após uma semana de fortes chuvas, Santa Bárbara d’Oeste vive dias de apreensão. O Ribeirão Quilombo transbordou, a Rua Corifeu de Azevedo Marques sofreu com alagamentos constantes, e diversas casas, especialmente no bairro Cruzeiro do Sul, foram inundadas. Diante da situação, o prefeito Rafael Piovezan (PL) finalmente se manifestou em vídeo nesta segunda-feira (3).

No pronunciamento, Piovezan destacou que, nos últimos sete dias, o volume de chuvas na cidade chegou a quase 400 mm. Somente na noite de ontem, foram registrados 130 mm de precipitação. Como consequência, o nível da represa local subiu 1,70 metro acima do antigo vertedouro, o que permitiu a retenção de aproximadamente 1 bilhão de litros de água, evitando que esse montante descesse de uma só vez para a cidade.

Ainda segundo o prefeito, o vertedouro foi projetado para lidar com chuvas de até 230 mm, mas a precipitação superou em muito esse limite. A previsão meteorológica para os próximos dias indica mais 200 mm de chuva até quinta-feira (6) e outros 190 mm até domingo (9), o que mantém o município em estado de alerta.

Piovezan afirmou que equipes da Prefeitura, da Promoção Social, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão mobilizadas para minimizar os impactos da enchente. No entanto, a situação pode se agravar com outro problema: o abastecimento de água. O nível da água subiu a ponto de desligar o sistema de captação, o que pode afetar o fornecimento de água para a população nos próximos dias.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

23 jun 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste protocolou na Câmara Municipal, nesta terça-feira (17), um projeto que propõe o aumento da

Cidades

22 jun 2025

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, neste domingo (22), um alerta para a chegada de uma frente

Cidades

20 jun 2025

A Prefeitura de Americana lança, na próxima quarta-feira (25), a quarta edição do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google para

Cidades

18 jun 2025

De acordo com o Relatório de Sustentabilidade 2024, a empresa está próxima de atingir sua meta, que é chegar a

Cidades

18 jun 2025

A partir de 1º de julho, as novas normas definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para os dias

Cidades

18 jun 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Sindicato dos Aposentados, realiza

Anunciar ou recomendar matéria