Redação Jornal Americanense

Santa Bárbara tem Cãominhada neste sábado e observação de pássaros no domingo

As ações de conscientização do Mês do Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste terão início nesta semana, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no dia 5 de junho, e realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste (Comdema). As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo site www.comdemasbo.net

A programação contará neste sábado (3), das 8 às 13 horas, com a Cãominhada. A saída está programada às 8 horas, do Centro de Estudo e Cultura Ambiental, com chegada no Santa Bárbara Mall, situado à Avenida Corifeu de Azevedo Marques. Vale ressaltar que é obrigatório uso de coleira e guia e também focinheira para cães de raças notoriamente violentas e perigosa, atendendo a Lei Municipal nº 3191/2010.

A inscrição da Cãominhada está vinculada a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis destinados ao Fundo Social de Solidariedade do Município, sendo estes entregues na concentração.

No local haverá brinquedo para as crianças, feira de doação de animais, cadastro de castração, vacinação gratuita contra raiva, avaliação médico-veterinária e apresentação do Canil da Guarda Municipal, além de orientações.

A Cãominhada possui co-realização do Santa Bárbara Mall e apoio da Secretaria de Saúde, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Petz, Maria Brasileira, Unimed Santa Bárbara e Americana, FAM (Faculdade de Americana), Supermercado Brait SempreTem e Spasb (Sociedade Protetora dos Animais de Santa Bárbara d’Oeste – SOS Animais).

A agenda segue no domingo (4), das 7 às 12 horas, com Birdwatching – observação de pássaros, com curso de identificação de aves dado por profissional da área. O encontro será no CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara d’Oeste), localizado na Estrada da Cachoeira, 1.220, no São Joaquim. Ao todo são disponibilizadas 40 vagas.

O Festival das Orquídeas também movimentará o Mês do Meio Ambiente, no sábado (3), das 9 às 21 horas, e domingo (4), das 9 às 17 horas, no Mercadão da Cidade (Rua Floriano Peixoto, 1.653, Vila Santa Cruz), com entrada gratuita. O evento é proposto no “Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural e Ecoturismo” e elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Esta segunda edição do Festival das Orquídeas de Santa Bárbara contará com participação de produtores/cultivo de orquídeas, flores e plantas naturais pelos Orquidário Santa Bárbara e Orquidário Covolan; comércio de orquídeas, flores e plantas naturais por Center Flores e Konkist Flores; e comércio de insumos para cultivo, paisagismo, jardinagem e arte floral pelo + Verde Flor e Jardim e Cantinho dos Vasos.

As próximas atividades do Mês do Meio Ambiente são Curso de Capacitação para Licenciamento Ambiental Municipal, Curso de Capacitação para Podadores, Projeto Folha Azul, Projeto Arvorecer, palestras “Nossas represas, nossa nova represa” e “O Segredo da Água Mineral”, Circuito Ecológico e Pedal Ecológico, conforme abaixo.

– Curso de Capacitação para Licenciamento Ambiental Municipal

Data: 6 de junho, das 18 às 20 horas

Local: Centro de Estudo e Cultura Ambiental | Avenida Sábato Ronsini, 951, Jardim Itamaraty, Santa Bárbara d’Oeste/SP (ao lado do Parque Araçariguama)

Capacitação para consultores ambientais no processo de licenciamento ambiental municipal. É necessária inscrição prévia.

– Curso de Capacitação para Podadores

Data: 14 de junho, das 8 horas às 16h30

Locais: Centro de Estudo e Cultura Ambiental | Avenida Sábato Ronsini, 951, Jardim Itamaraty, Santa Bárbara d’Oeste/SP e Parque Araçariguama | Rua 21 de abril, s/nº, Jardim Itamaraty, Santa Bárbara d’Oeste/SP. É necessária inscrição prévia.

– Projeto Folha Azul

Data: 13 de junho, das 14h30 às 17 horas

Local: Escola Estadual “Fioravante Luiz Angolini” | Rua Coronel Hélio Caldas, 101, Cruzeiro do Sul, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Apresentação dos resultados do Projeto Folha Azul na forma de exposição de painéis das atividades desenvolvidas pelos alunos da unidade escolar. O projeto foi lançado no dia 25 de novembro de 2022 pela Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste (Apasb), em parceria com educadores da Escola Estadual “Fioravante Luiz Angolini”, envolvendo ainda o Comdema, Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, Rotary Club, Grupo Sussuarana, Diretoria de Ensino de Americana, Usina Furlan, Projeto Re-nascentes Rotary Distrital.

– Projeto Arvorecer

Data: 15 de junho, às 14 horas

Local: Câmara Municipal | Rodovia Luis Ometto, SP-306, 1.001, Residencial Dona Margarida, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Palestra sobre o Projeto Arvorecer, desenvolvido pela APASB, que visa conhecer as árvores e oportunizar a educadores e educandos o amor pela consciência ambiental.

– Palestra “Nossas represas, nossa nova represa”

Data: 15 de junho, das 19 horas às 21h30

Local: Auditório da ACISB | Rua Duque de Caixas, 489, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Realizada pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE), a palestra voltada à população será ministrada pelo superintendente da autarquia barbarense, Laerson Andia Júnior, com os objetivos de alinhar conceitos sobre represas; conhecer um pouco sobre nossas represas atuais; apresentar o projeto de nossa nova represa; alinhar informações sobre a execução das obras da nova represa e tirar dúvidas remanescentes sobre o assunto. A capacidade máxima do local é de 50 pessoas e não é necessário inscrição.

– Circuito Ecológico

Datas: 17 e 18 de junho

Horários: 8 às 11 horas e 13 às 16 horas (duas turmas por dia)

Locais: Museu da Água | Rua Camilo Augusto de Campos, 487, Jardim América, Santa Bárbara d’Oeste/SP, Nova Represa do DAE e CESB – Centro Ecológico de Santa Bárbara d’Oeste | Estrada da Cachoeira, 1.220, no São Joaquim, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Com intuito de oportunizar acesso e conhecimento de estruturas e programas ambientais à população, o Circuito trabalhará com quatro turmas de 40 pessoas/turma que farão um roteiro do Museu da Água até o CESB, passando pela nova represa do DAE. Diversas atividades e orientações ambientais serão desenvolvidas no trajeto. Inscrições vinculadas a doação de alimentos (2 kg de alimentos não perecível ou 4 litros de leite) a serem destinados ao Fundo Social de Solidariedade.

– Palestra “O Segredo da Água Mineral”

Data: 17 de junho, às 9 horas

Local: Rua Argentina, 417, Sede do Grupo Escoteiro Uirapuru, Santa Bárbara d’Oeste/SP (dentro do Parque dos Ipês)

Entrada solidária: 1 quilo de alimento não perecível (doados posteriormente ao Asilo São Vicente)

Vagas limitadasA palestra tem por objetivo proporcionar a população um aprofundamento dos conhecimentos científicos, no que se refere às propriedades físico-químicas e importância biológica da água, e, aspectos sócio-culturais, como distribuição, acesso e utilização da água. A capacidade máxima do local é de 50 pessoas. É necessário se inscrever no site.

– Pedal Ecológico “Dez Pró Ambiente”

Data: 18 de junho, das 7h30 às 12 horas

Saída: Parque Araçariguama | Rua 21 de Abril, s/nº, Jardim Itamaraty, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Chegada: Parque Linear | Rua Tenente João Benedito Caetano, Planalto do Sol, Santa Bárbara d’Oeste/SP

A concentração será no Parque Araçariguama, na ponte estaiada, a partir das 7h30, e previsão de partida às 8 horas. A chegada ocorrerá no Parque Linear, com previsão às 10 horas, e plantio de 200 árvores nativas nas margens do Córrego Mollon.

O trajeto será feito, preferencialmente, por meio das ciclofaixas e ciclovias municipais, com coordenação do grupo Pedala SBO, em parceria com a empresa Espaço Mobilidade. Haverá acompanhamento da Guarda Municipal para garantir a segurança no trajeto.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

23 fev 2024

O Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do Ministério Público do Estado de São Paulo ajuizou

Cidades

23 fev 2024

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Americana e o Desenvolve Santa Bárbara oferecem 753 vagas de emprego à

Cidades

23 fev 2024

Americana participa neste sábado (24) do “Dia D” de mobilização contra a dengue. Os agentes estarão no bairro Antônio Zanaga,

Cidades

23 fev 2024

Um acidente envolvendo dois caminhões e um automóvel deixou uma vítima fatal na Bandeirantes, em Santa Bárbara d’Oeste, nesta sexta-feira

Cidades

22 fev 2024

Mais um birdwatching (observação de aves em inglês) será realizado em Santa Bárbara d’Oeste. Desta vez acontecerá no Parque dos

Cidades

22 fev 2024

A Secretaria de Educação de Sumaré conquistou o prêmio de destaque pelo desempenho na Avaliação de Fluência Leitora em 2023.