Redação Jornal Americanense

Secretaria de Meio Ambiente realiza soltura de 14 aves silvestres

Os pássaros foram recolhidos após uma apreensão por captura e venda de animais silvestres, além de maus-tratos, pela equipe “Cadeia Para Maus Tratos”

A Secretaria de Meio Ambiente (SMA), da Prefeitura de Americana, em parceria com o Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Gama – Guarda Municipal, e a ONG Animais Têm Voz realizaram nesta quinta-feira (17) a soltura de aves silvestres e a destruição das gaiolas. 

Foram soltas 14 aves das espécies canário-da-terra, coleirinho e papa-capim em uma mata localizada no pós-represa do Salto Grande.

Os pássaros foram recolhidos após uma apreensão por captura e venda de animais silvestres, além de maus-tratos, pela equipe “Cadeia Para Maus Tratos”.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, devolver os animais para a natureza foi marcante. “Presenciar o momento foi emocionante, pois conseguimos perceber a alegria dos animais ao retornarem à natureza. Com certeza, isso nos impulsiona a continuar com o trabalho”, revela.

A ação contou ainda com a parceria do deputado estadual Bruno Lima, representado pela assessora Roberta Dias Lima.  “Precisamos que essas ações sejam cada vez mais divulgadas para que as pessoas tenham coragem de denunciar esse tipo de atitude aos órgãos fiscalizadores e tentar mudar essa realidade”, afirma Roberta.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove ações para proteção animal, bem como acompanha e realiza resgates de animais. As ações de fiscalização são contínuas e a população pode auxiliar denunciando quaisquer atividades ilícitas relacionadas à fauna silvestre.

Denunciar maus-tratos de animal é prerrogativa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais especificamente do ODS: 15 (vida terrestre). Saiba mais sobre os ODS no link:

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Telefones importantes:
– Disque GAMA: 153
– Secretaria de Meio Ambiente: 3471-7770
– SAC: 3475-9024 – www.americana.sp.gov.br/americanadigital
– Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA): www.ssp.sp.gov.br/depa

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

25 jun 2025

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou na tarde desta terça-feira (24) a instalação de uma planta da multinacional chinesa

Cidades

24 jun 2025

Tem início nesta terça-feira (24) o curso de Aperfeiçoamento Profissional de Microsoft Office Specialist Associate promovido por meio de uma

Cidades

24 jun 2025

A Prefeitura de Americana, por meio do Programa Futuro Certo, está disponibilizando vagas para o curso gratuito de Técnicas Básicas

Cidades

23 jun 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste protocolou na Câmara Municipal, nesta terça-feira (17), um projeto que propõe o aumento da

Cidades

22 jun 2025

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, neste domingo (22), um alerta para a chegada de uma frente

Cidades

20 jun 2025

A Prefeitura de Americana lança, na próxima quarta-feira (25), a quarta edição do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google para

Anunciar ou recomendar matéria