Sumaré é destaque em Avaliação de Fluência Leitora no Estado de São Paulo

São seis salas de aula, playground, sala de atividades, sala multiuso e quadra coberta

A Secretaria de Educação de Sumaré conquistou o prêmio de destaque pelo desempenho na Avaliação de Fluência Leitora em 2023. A premiação aconteceu nesta terça-feira, dia 20, para as 120 cidades do Estado de São Paulo que se destacaram e foi feita durante lançamento do programa estadual Alfabetiza Juntos SP, com a presenta do governador do Tarcísio de Freitas, em São Paulo.

Nessa avaliação, 21 escolas foram avaliadas, sendo que, participaram 87,3% dos nossos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, o que corresponde a 1837 alunos. A cidade atingiu a diminuição de 10% de alunos pré-leitores em relação a primeira edição e o resultado de 45% de leitores iniciantes e 15% de leitores fluentes.

A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.

São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

 “Esse é o resultado do esforço e comprometimento que temos com a educação de Sumaré. Este prêmio não é apenas um título; é o resultado do trabalho árduo, dedicação e paixão de todos os envolvidos na nossa educação. Professores, alunos, pais e funcionários das escolas. Investimos em uma educação de qualidade para formarmos cidadãos conscientes e com responsabilidade. A leitura é uma ponte para o aprendizado contínuo e para o desenvolvimento pessoal”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Desde 2017, a Educação de Sumaré tem recebido investimentos. A cada ano, os alunos recebem kits de material e uniforme escolar. A Prefeitura também implantou novos playgrounds inclusivos nas escolas municipais. Os parquinhos contam com gangorra, parque infantil integrado e balanço, totalmente adaptados para a diversão de todos os alunos logo no início do ano letivo. E os alunos do primeiro ao novo ano do Ensino Fundamental têm uma nova disciplina: serão as aulas de robótica, para a alfabetização através desse tema. Os alunos receberam um kit com robô, peças e plataformas para a construção de protótipos e estruturas, chamando a atenção dos estudantes para a educação e estimulando a criatividade.

Foram criadas mais 2.900 vagas do Ensino Infantil à Graduação, foram instalados aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula e dependências das escolas, foram implantados na cidade polos da FATEC, ETEC e Univesp, além da entrega anual de kits de material e uniforme escolar. O cardápio da merenda escolar foi readequado, além da introdução de alimentos da agricultura familiar. E novas escolas foram entregues.

E o projeto Jovem Empreendedor foi implantado em 100% das salas de aula municipais, beneficiando cerca de 17 mil alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos). Os professores receberam uma capacitação específica para passar o conhecimento aos alunos com a finalidade de disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

14 nov 2025

Clientes terão mais tempo nos dois dias para fazer suas compras e se trata de uma grande oportunidade para os

Cidades

13 nov 2025

Douglas Duarte Novaes, pesquisador de 37 anos, natural de Santa Bárbara d’Oeste, foi considerado um dos cientistas mais influentes do

Cidades

10 nov 2025

O Instituto Rosa do Bem finalizou a entrega dos alimentos arrecadados por meio da troca do vale-camiseta da 15ª Caminhada

Cidades

7 nov 2025

O Flamis Kids, tradicional casa de festas infantis de Santa Bárbara d’Oeste será reinaugurado com nova identidade visual e proposta

Cidades

7 nov 2025

O Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE) lançou nesta quinta-feira (6) o programa “DAE em Ação pela Água

Cidades

7 nov 2025

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta quinta-feira (6) alerta para a formação de fortes tempestades entre sexta-feira (7)

Anunciar ou recomendar matéria