Com mais de 203 mil eleitores, Sumaré pode ter 2º turno nas eleições deste ano

Duas cidades paulistas terão a possibilidade de segundo turno pela primeira vez: Embu das Artes, na região metropolitana, e Sumaré, na RMC (Região Metropolitana de Campinas)

Sumaré é uma das cidades do Estado de São Paulo com possibilidade de segundo turno nas eleições municipais deste ano, segundo aponta o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Segundo o órgão, duas cidades paulistas terão a possibilidade de segundo turno pela primeira vez: Embu das Artes, na região metropolitana, e Sumaré, na RMC (Região Metropolitana de  Campinas). Ambas ultrapassaram a marca de 200 mil eleitores e eleitoras, condição prevista na Constituição Federal para a realização de um segundo turno nas cidades em que nenhum candidato ou candidata à prefeitura alcance a maioria absoluta dos votos. 

A maioria absoluta é atingida quando a votação obtida é equivalente a ao menos a metade dos votos válidos (sem contar os brancos e nulos) mais um. Essa medida visa dar maior representatividade a quem se elege.

Nas eleições 2020, a última eleição municipal, o eleitorado de Embu das Artes era composto por 189.289 pessoas. Neste ano, o total registrado até o final de maio, mês em que houve o fechamento do cadastro eleitoral, é de 207.471. Em Sumaré, o total em 2020 era de 189.410 eleitores e eleitoras e agora é de 203.238. “Esses números ainda terão pequenas variações até a divulgação dos dados finais do eleitorado apto para as Eleições de 2024”, informou o TRE-SP. 

Quase

Outra cidade paulista chegou perto de ter a possibilidade de segundo turno nas eleições de outubro: São Carlos, na região central do Estado, registrou até o fim de maio 197.528 eleitores e eleitoras —  faltaram apenas 2.472 pessoas para atingir o total de 200 mil votantes no município.

Segundo a chefe do cartório da 121ª Zona Eleitoral, Letícia Brumato, chegou a haver uma mobilização de vereadores na cidade para alcançar a marca por meio do estímulo ao alistamento eleitoral de jovens. Mas não foi desta vez.

Dos 645 municípios paulistas, 30 têm a possibilidade de segundo turno nas eleições 2024: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Diadema, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Mauá, Piracicaba, Carapicuíba, Barueri, Bauru, São Vicente, Praia Grande, Itaquaquecetuba, Franca, Taubaté, Guarujá, Suzano, Limeira, Taboão da Serra, Embu das Artes e Sumaré.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

21 abr 2026

Instalação de registros ocorre no Distrito Industrial Abdo Najar O Departamento de Água e Esgoto de Americana dará continuidade, nesta

Cidades

21 abr 2026

Encontro será presencial no Paço Municipal e também terá transmissão online para a população A Prefeitura de Americana promove, nesta

Cidades

21 abr 2026

Segunda edição do evento acontece de sexta a domingo no Teatro de Arena Elis Regina O Pork’s Festival realiza sua

Cidades

20 abr 2026

Prefeituras suspendem expediente administrativo, mas garantem atendimentos de saúde, segurança, limpeza e lazer à população As prefeituras de Americana, Nova

Cidades

20 abr 2026

Americana recebe, nesta semana, o projeto Cidadania Itinerante, desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo,

Cidades

20 abr 2026

Figura marcante na segurança pública e na política local, Crivelari teve trajetória ligada ao policiamento e à Câmara Municipal ao

Anunciar ou recomendar matéria