Pesquisar
Close this search box.

Beto Silva

Com mais de 203 mil eleitores, Sumaré pode ter 2º turno nas eleições deste ano

Duas cidades paulistas terão a possibilidade de segundo turno pela primeira vez: Embu das Artes, na região metropolitana, e Sumaré, na RMC (Região Metropolitana de Campinas)

Sumaré é uma das cidades do Estado de São Paulo com possibilidade de segundo turno nas eleições municipais deste ano, segundo aponta o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Segundo o órgão, duas cidades paulistas terão a possibilidade de segundo turno pela primeira vez: Embu das Artes, na região metropolitana, e Sumaré, na RMC (Região Metropolitana de  Campinas). Ambas ultrapassaram a marca de 200 mil eleitores e eleitoras, condição prevista na Constituição Federal para a realização de um segundo turno nas cidades em que nenhum candidato ou candidata à prefeitura alcance a maioria absoluta dos votos. 

A maioria absoluta é atingida quando a votação obtida é equivalente a ao menos a metade dos votos válidos (sem contar os brancos e nulos) mais um. Essa medida visa dar maior representatividade a quem se elege.

Nas eleições 2020, a última eleição municipal, o eleitorado de Embu das Artes era composto por 189.289 pessoas. Neste ano, o total registrado até o final de maio, mês em que houve o fechamento do cadastro eleitoral, é de 207.471. Em Sumaré, o total em 2020 era de 189.410 eleitores e eleitoras e agora é de 203.238. “Esses números ainda terão pequenas variações até a divulgação dos dados finais do eleitorado apto para as Eleições de 2024”, informou o TRE-SP. 

Quase

Outra cidade paulista chegou perto de ter a possibilidade de segundo turno nas eleições de outubro: São Carlos, na região central do Estado, registrou até o fim de maio 197.528 eleitores e eleitoras —  faltaram apenas 2.472 pessoas para atingir o total de 200 mil votantes no município.

Segundo a chefe do cartório da 121ª Zona Eleitoral, Letícia Brumato, chegou a haver uma mobilização de vereadores na cidade para alcançar a marca por meio do estímulo ao alistamento eleitoral de jovens. Mas não foi desta vez.

Dos 645 municípios paulistas, 30 têm a possibilidade de segundo turno nas eleições 2024: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Diadema, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Mauá, Piracicaba, Carapicuíba, Barueri, Bauru, São Vicente, Praia Grande, Itaquaquecetuba, Franca, Taubaté, Guarujá, Suzano, Limeira, Taboão da Serra, Embu das Artes e Sumaré.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

21 jun 2024

A Prefeitura de Americana inaugura neste domingo (23), às 9h, a nova praça da Avenida Brasil, localizada na altura do

Cidades

21 jun 2024

O prefeito Chico Sardelli entrega as obras de revitalização da Praça Virgínia Mietto Faé, no bairro Nova Americana – Rua

Cidades

21 jun 2024

O Programa “EducaPRO Proteger, Respeitar e Ouvir #euvejovocê”, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria

Cidades

21 jun 2024

A Defesa Civil de Americana alerta a população para a baixa Umidade Relativa do Ar (URA), que atingiu o índice

Cidades

20 jun 2024

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) distribuiu recentemente um Atlas Geográfico Escolar contendo diversos erros em seus mapas

Cidades

20 jun 2024

O arraiá mais animado de Sumaré está de volta com dois dias de festa! O Fundo Social de Solidariedade promoverá