Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Sumaré ganha Centros de Transtorno do Espectro Autista nesta segunda

O Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Saúde de Sumaré entregam nesta segunda-feira (31) os Centros de Transtorno do Espectro Autista nos Centros da Criança da cidade. Às 10 horas, a inauguração será na unidade da Área Cura, na rua Livino Pedroso do Amaral, 288, Parque Bandeirantes. Às 11h30, a entrega será na unidade central, na Avenida 3M, 50, centro.

Os Centros de TEA são novos serviços oferecidos pelos Centros da Criança. Eles vão receber crianças de 0 a 18 anos, encaminhadas pelas unidades básicas de saúde. Os pacientes farão o primeiro atendimento na unidade e, após testes e suspeita de TEA, são encaminhados para acompanhamento.

O diagnóstico é clínico e realizado através da observação com base nos sinais e sintomas específicos. Também são avaliados sintomas comórbidos, história do desenvolvimento neuropsicomotor e anormalidades, antecedentes gestacionais e neonatais, comorbidades, comportamento de sono e alimentar, história familiar, aplicação de escalas, relato de professores e cuidadores. Além disso, há observação direta e entrevista com a criança. Em alguns casos, a avaliação é multiprofissional.

Essas crianças recebem acompanhamento e assistência e, a partir dos 4 anos, são encaminhadas para terapias específicas, como fonodiaulogia, terapia ocupacional, psicologia e pedagogia. Outras abordagens devem ser orientadas de acordo com cada caso individual. O tempo e quantidade de terapia será definido por cada profissional.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta nos primeiros anos de vida por comportamentos que incluem: dificuldades na interação social/comunicação e presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos.

“Entregamos os Centros da Criança em 2018 para o atendimento pediátrico humanizado e direcionado. Os Centros de TEA são novos serviços que visam a ampliação do atendimento ofertado, ofertando auxílio e assistência adequada para casa caso, de maneira digna e com muito cuidado e atenção. É com grande alegria que entregamos os Centros, que são um grande reforço no auxílio para nossos moradores com TEA, que precisam de um atendimento específico e com muito carinho”, disse a presidente do Fundo Social, Mara Dalben. “Trabalhamos com muito cuidado e carinho para atender nossos moradores de maneira direcionada e sempre de maneira humanizada. Inauguramos os Centros da Criança no início da gestão e, desde então, ampliamos os serviços, ofertando cada vez mais atendimento específico e com muito amor, como nossos pequenos merecem. É esse o objetivo dos novos Centros de TEA, que vão somar aos trabalhos realizados pelas nossas grandes parceiras APAE e Pestalozzi, oferecendo uma assistência especializada para nossas crianças “, comentou o prefeito Luiz Dalben.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

22 maio 2024

A partir das 10h de quinta-feira (23), estará disponível para consulta o maior lote de restituição do IRPF2024. Serão contemplados

Cidades

22 maio 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), iniciou nesta terça-feira (21) a concretagem

Cidades

21 maio 2024

O Instituto Aliança oferece 1.940 vagas gratuitas para cursos de formação profissional em cinco estados brasileiros em 2024. Em parceria

Cidades

21 maio 2024

A contagem regressiva para o fim do prazo de entrega da Declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física)

Cidades

21 maio 2024

A Prefeitura de Sumaré ampliou a iluminação de LED com o objetivo de chegar a 100% das ruas e avenidas,

Cidades

20 maio 2024

O Fundo Social de Solidariedade de Americana promove uma coleta de doações de agasalhos neste sábado (25), das 9h às