Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Aberta a temporada de observação de Júpiter no OMA

A observação é gratuita e deve ser agendada pelo telefone (19) 3408-4800

Chegou a temporada de observação do gigantesco Júpiter – o maior planeta do Sistema Solar – visível a partir do dia 1º de setembro aos visitantes do Observatório Municipal de Americana (OMA), vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo. A observação é gratuita e deve ser agendada pelo telefone (19) 3408-4800.

As visitas são realizadas às quartas e sextas-feiras em grupos de 10 pessoas a cada hora, a partir das 19h, em um total de quatro grupos por noite. Júpiter ainda está nascendo tarde e, por enquanto, sua observação é possível apenas nas turmas das 21h e 22h. 

Saturno e seus anéis também podem ser avistados durante as sessões públicas. E, a partir do dia 02, a Lua entra em sua fase crescente, a melhor para ser observada através dos telescópios do OMA.

Durante os encontros, os visitantes também participam de um bate-papo com o astrônomo responsável pelo espaço, Carlos H. A. Andrade. “Além dos planetas, uma série de outros astros são rotineiramente observados no OMA, indo desde estrelas duplas, até nebulosas, aglomerados estelares e cometas, desde que estejam visíveis em nossa região. Assim, há sempre motivos de sobra para uma visita ao Observatório Municipal de Americana com seus amigos e familiares”, declarou.

Caso haja tempo nublado ou chuva, a agenda é cancelada e é necessária a marcação de uma nova data. Crianças menores de 5 anos não podem entrar na cúpula do OMA por questões de segurança e têm acesso ao terraço na companhia de um adulto.

O acesso ao Observatório pode ser feito pela entrada do Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghell”, localizado à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no bairro Parque Residencial Nardini.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

23 maio 2024

Com intuito de dar detalhes sobre o edital de Credenciamento de Trabalhadores da Cultura como instrutores do Programa de Formação

Cultura

21 maio 2024

Hits que marcaram época vão tomar conta do palco do Teatro Municipal Lulu Benencase, neste sábado (25), com o show

Cultura

21 maio 2024

Verso Vivo” de Santa Bárbara d’Oeste. O público pode vivenciar as apresentações entre os dias 14 e 16 deste mês

Cultura

21 maio 2024

O Teatro Municipal Lulu Benencase apresenta nesta sexta-feira (24), às 21h, a comédia “O Vison Voador”, que traz no elenco

Cultura

21 maio 2024

O Festival Raízes de Santa Bárbara trará uma das maiores duplas do sertanejo brasileiro, Edson & Hudson, neste domingo (26),

Cultura

20 maio 2024

O Cine Biblioteca desta quarta-feira (22) será especial, na semana do Festival “Itália na Brasil”, em comemoração aos 150 anos