Últimas Notícias

Americana oferece oficina gratuita de cacuriá neste sábado

- Advertisement -

A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Lei Aldir Blanc

O Centro Cultural Candeeiro realiza mais uma oficina na Estação Cultura de Americana, no próximo sábado (26), das 15 às 17 horas, desta vez levando ao público a música e a dança do cacuriá. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Lei Aldir Blanc.

O cacuriá é uma dança típica do estado do Maranhão, surgida como parte das celebrações da Festa do Divino. No final da Festa do Divino Espírito Santo, após a chamada derrubada do mastro, as caixeiras do carimbó podem descansar. É neste momento que elas iniciam a parte profana da festa, com o cacuriá. Os vocais são feitos por versos improvisados, respondidos por um coro de brincantes. O ritmo é uma derivação do carimbó maranhense.

- Advertisement -

Inicialmente, o cacuriá era praticado unicamente com caixas e canto, mas aos poucos foram acrescentados outros instrumentos, como banjo, violão, clarinete e flauta.

Mais informações podem ser obtidas no instagram do Centro Cultural Candeeiro ou Arteiras do Candeeiro. As inscrições também estão disponíveis pelas redes sociais.

A Estação Cultura fica no centro de Americana, na Avenida Doutor Antonio Lobo, ao lado do Terminal Metropolitano.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Mais Lidas