Textos e ilustrações de 50 estudantes das cidades de Americana, Campinas, Leme e Rio Claro integram o livro “Letra Viva” que será lançado pela Editora Adonis no sábado (17), em dois horários: às 10 e às 14 horas, em Adonópolis, espaço de convivência literária localizado em Americana. Os eventos de lançamento, que irão reunir familiares e educadores dos alunos participantes, terão transmissão no canal do Youtube da editora.
A publicação, que chega a sua 11ª edição, marca o encerramento da temporada 2022 do Projeto “Como nasce um livro?”, criado pela Editora Adonis. A iniciativa objetiva o estímulo ao desenvolvimento da leitura e da escrita por meio de ações que aliam o lúdico das histórias – com a participação de um escritor, de uma contadora de histórias, da mascote da editora, Adoninha, e do personagem Sherlock Holmes – ao conhecimento de todo o processo gráfico que envolve o nascimento de um livro. Realizado desde 2005, o Projeto “Como nasce um livro?” já recebeu mais de 100 mil estudantes, com idades entre 6 e 12 anos, do Estado de São Paulo.
O comitê editorial, responsável por selecionar os textos, é formado por pesquisadores do Gepem – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unesp e Unicamp. A 11ª edição do “Letra Viva” conta com a organização da escritora e pesquisadora Luciene Tognetta e é dividido em quatro capítulos: ‘Aprender a ser’, ‘Aprender a participar’, ‘Aprender a habitar’ e ‘Aprender a conviver’. “Sabemos que, quando nasce um livro, nasce também um autor ou uma autora – alguém que compartilha seus medos, sonhos, esperanças, decepções… Quem escreve um livro ensina quem lê, e quem lê se torna, ao menos um pouquinho, quem escreveu (porque cada pedacinho de história conta um pouco do que quem escreveu desejou)”, destaca a organizadora na apresentação da publicação.