Começaram nesta segunda-feira (11), no CCL – Centro de Cultura e Lazer, as aulas do Curso Técnico em Teatro, gratuito, oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Quatorze alunos participam das aulas, por meio do Programa Senac de Gratuidade. Ainda há vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever pelo telefone da secretaria: (19) 3408-4800.
Os candidatos devem ter renda bruta familiar por pessoa de, no máximo, dois salários-mínimos; não podem estar matriculados em curso que seja realizado nos mesmos horários e dias da semana; não podem ter abandonado qualquer curso no Senac São Paulo como bolsista nos últimos seis meses.
O curso tem duração de 15 meses, das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. As aulas práticas serão realizadas no Teatro Municipal “Lulu Benencase”. Os alunos que completarem a carga horária terão direito ao “DRT”, o registro profissional de ator regulamentado pela Delegacia do Trabalho.
“Estamos muito felizes com o início das aulas desse curso que proporciona uma formação de excelência, garantindo aos alunos o direito ao DRT, fortalecendo a identidade profissional do teatro e abrindo amplas oportunidades de trabalho no campo artístico”, afirmou a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
“Essa oportunidade é muito importante porque eu venho procurando um curso de teatro e tirar o DRT, mas é muito caro. Aqui vai ser uma grande oportunidade para eu poder seguir uma jornada de atriz”, disse a aluna Edilene de Fátima Silva.
O estudante Marcelo Ferreira Nunes também conseguiu a vaga: “É uma oportunidade imperdível e quando vi fiquei maluco. Para fazer um curso técnico, que custa caro, precisaria ir para outra cidade como São Paulo, Campinas, e quando surgiu essa chance em Americana eu corri para me inscrever, não podia perder. Significa minha carreira, meu futuro, estou muito animado”, disse.
“Esse curso significa muitas portas abertas na área artística. Eu tenho 33 anos e nunca tive a oportunidade, principalmente por questões financeiras, e quando vi no site que era de graça meus olhos brilharam e fiz minha inscrição no mesmo momento”, comemorou a profissional de marketing Kátia Flávia Silva de Souza.