Crianças que mordem inspiram lançamento infantil da Editora Adonis

Mordidas dos pequenos em irmãos e amiguinhos inspiraram a publicação do livro “Tá combinado!”, o próximo lançamento em literatura infantil da Editora Adonis. Escrita de forma lúdica e sensível por Telma Guimarães, e com ilustrações de Elton Caetano, a obra será lançada no sábado (2), às 10 horas e às 14 horas, em Adonópolis (Rua José Bonifácio, 174 – Americana). Para a participação gratuita nos eventos, é necessária inscrição prévia no site (www.adonopolis.com.br).

Autora de livros infantis e juvenis, e com um olhar sempre atento, desta vez, Telma se inspirou no neto caçula para escrever a história, embora também tenha sido mãe de uma menina que mordia. “Muitas das histórias que escrevo são inspiradas nas experiências vividas como professora, mãe e avó que sou”, revela. “Fiquei procurando algo que pudesse trabalhar essa questão e como não encontrei, resolvi abordar esse tema. Muitas vezes, não só mordidas, mas empurrões também são uma das formas encontradas pelas crianças para expressar raiva ou desapontamento”, explica.

O livro tem como base as questões: como agir diante do comportamento das crianças que mordem e qual o sentimento de quem é mordido. “A criança que age assim precisa respirar, contar e extravasar, seja por meio de desenhos, rabiscos, respirar fundo, contar os números…Encontrei material que sugeria o beijinho como solução e penso que somente isso não resolve o conflito. Leitura e conversa ajudam não só em casa, mas também na sala de aula, quando muitas vezes não se sabe como agir”, destaca a escritora que confessa que para a mãe de uma criança que morde, lidar com a situação é mais difícil do que para a de uma criança que é mordida. “O melhor sempre é que isso não ocorra, ninguém morde e ninguém é mordido… mas isso não acontece. Então uma conversa com a criança sempre rende algo positivo”, complementa.

A escritora também explica como surgiu a ideia do título do livro. “A frase que me levou a começar o livro foi: não vamos mais fazer isso… Tá combinado? E essa frase que dá nome ao título coube muito bem à história”. 

Sobre a escritora

Nascida em Marília, Telma Guimarães reside em Campinas há muitos anos. É formada em Letras Vernáculas e Inglês, pela Unesp. Professora efetiva de Inglês, aprovada em concurso público do Estado de São Paulo, em 1979, lecionou na rede estadual de ensino em Campinas, até 1995, quando decidiu dedicar-se somente à literatura infantil e juvenil. Foi cronista do Jornal “Correio Popular” e também assessora cultural na Delegacia Regional de Cultura de Campinas. Publicou seus primeiros livros infantis em agosto de 1988. No ano seguinte, recebeu da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) o título de “Melhor Autora em Literatura Infantil” com o livro “Mago Bitu Fadolento”. É autora de coleção e dicionário bilíngue em Português/Inglês e Ingl&e circ;s/Português. Telma já publicou mais de 210 títulos entre infantis, juvenis, em Português, Inglês e Espanhol, sendo que cerca de 40 deles quando ainda não se dedicava exclusivamente à literatura.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

16 jan 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, recebe até 6 de fevereiro as inscrições para

Cultura

9 jan 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inicia nesta sexta-feira (9) a programação “Contações e

Cultura

7 jan 2026

A agenda cultural de janeiro, organizada pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem diversas

Cultura

6 jan 2026

A exposição “Revisitando a Modernidade – Paisagens Obra Assinada” ocupa o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Americana com trabalhos

Cultura

2 jan 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, comunica o falecimento do astrônomo americanense Guilherme Grassmann,

Cultura

24 dez 2025

Americana viveu uma agenda cultural intensa e diversificada ao longo de 2025, ano em que completou 150 anos de história.

Anunciar ou recomendar matéria