O escritor americanense Leonardo Sartori Menegatto, 33 anos, comemora o lançamento de seu primeiro livro, “A Fantástica Aventura de Ferdinando e Quem Eu Lá Conheci”. Em entrevista ao JA, Menegatto revelou os bastidores da obra que mescla elementos de conto de fadas com uma jornada de autoconhecimento.
“É meu primeiro livro publicado”, admite Menegatto, descrevendo sua incursão na literatura infantojuvenil como uma quase biografia. “Sempre gostei de escrever. Acho que acaba sendo uma forma de organizar as ideias para quem gosta.”
Apesar de ter seguido uma carreira acadêmica, com mestrado e doutorado em genética, Menegatto sentia falta de explorar seu lado literário. “Havia tido a ideia do livro há uns dez anos, mas sempre adiava a escrita”, confessa. “Então, quando terminei o doutorado, já saturado de quase só ler artigo científico, pensei: vou fazer algo pra mim. E escrevi algo completamente diferente.”
“A Fantástica Aventura de Ferdinando e Quem Eu Lá Conheci” é descrito pelo autor como uma história que começa de forma infantil e gradualmente se torna mais adulta, refletindo o crescimento do protagonista. “É um livro infantojuvenil que fala sobre um menino que precisa reaprender a sonhar”, explica. “Subindo uma montanha e conversando com pessoas, ele vai recuperando esse sentido.”
Menegatto descreveu o processo de escrita como desafiador, mas gratificante. “Está me dando bastante trabalho. Já tenho bastante coisa pra fazer e agora arranjei mais uma”, brinca. “Mas é legal ver as pessoas lendo e me dando retorno.”
Estreando na Flipetrópolis
O autor foi selecionado para participar da Flipetrópolis, um evento literário que começa nesta quarta-feira (1º) e vai até domingo (5). “É um mergulho em conto de fadas, mas diria que um conto de fadas para crianças já um pouco crescidas”, comenta Menegatto sobre seu livro.
Além da Flipetrópolis, “A Fantástica Aventura de Ferdinando e Quem Eu Lá Conheci” terá um lançamento na Biblioteca Municipal de Americana no dia 9 de maio às 19h. O livro já está disponível em plataformas online como Amazon, Submarino, Carrefour, Lojas Americanas, Shop Fácil e no site da editora Ases da Literatura.
Ao ser selecionado para participar da Flipetrópolis, Menegatto expressa sua felicidade e um leve nervosismo. “Acredito que seja uma oportunidade muito interessante de encontrar outros escritores, falar um pouco do meu trabalho e sentir como é fazer parte de um evento literário grande.”
“A Fantástica Aventura de Ferdinando e Quem Eu Lá Conheci” é, para Menegatto, uma construção de experiências vividas ao longo dos últimos dez anos. “Fui tendo experiências e transformando cada história em um evento lúdico”, revela o autor. “A ideia inicial era escrever um livro infantil, mas então me veio a ideia de fazer algo que se tornava adulto.”
Com sua obra recém-lançada, Menegatto se prepara para compartilhar sua jornada literária com o público na Flipetrópolis e na Biblioteca Municipal de Americana, ansioso por conectar-se com outros amantes da literatura e compartilhar sua paixão pela escrita.