Beto Silva

Espetáculo “Os Adultos Estão na Sala” percorre centros culturais da região com ações formativas e apresentações teatrais

A programação se completa com as apresentações da peça "Os Adultos Estão na Sala", um espetáculo que já percorreu diversas cidades e festivais, tanto nacionais quanto internacionais. Em Santa Bárbara d'Oeste, as sessões estão programadas para esta sexta-feira (27), na Estação Cultural Fundação Romi, às 18h30 e 20h30. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados 30 minutos antes de cada apresentação.

O projeto “Espaço Teatral Além do ‘Convencional’: Apresentação da peça ‘Os Adultos Estão na Sala’ em Centros Culturais da Região Metropolitana de Campinas”, liderado pelo grupo In.Cômodos, está em destaque por sua proposta inovadora de teatro em espaços não convencionais. Contemplado pelo quinto edital Proec-Pex da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o projeto inclui uma série de atividades culturais gratuitas, como oficinas, ensaios abertos e apresentações teatrais, orientadas pelo pfrofessor Matteo Bonfitto Júnior.

A peça “Os Adultos Estão na Sala” será encenada em diferentes locais culturais da RMC  (Região Metropolitana de Campinas), proporcionando uma experiência cênica diferenciada. Entre os destaques, estão a Oficina De.Compondo Espaços, que oferece uma abordagem teórico-prática sobre a criação teatral em locais inusitados, desenvolvida pelo grupo desde 2022. A oficina visa instigar reflexões sobre a construção de cenas em espaços não convencionais, enriquecendo a bagagem artística dos participantes.

Outro ponto alto é o Ensaio Aberto com Montagem Técnica, onde o público poderá acompanhar de perto o processo de criação teatral, observando detalhes como iluminação, cenografia e marcação de cenas. A ação busca aproximar o espectador dos bastidores do teatro, proporcionando uma visão ampliada das etapas técnicas envolvidas na montagem de uma peça.

A programação se completa com as apresentações da peça “Os Adultos Estão na Sala”, um espetáculo que já percorreu diversas cidades e festivais, tanto nacionais quanto internacionais. Em Santa Bárbara d’Oeste, as sessões estão programadas para esta sexta-feira (27), na Estação Cultural Fundação Romi, às 18h30 e 20h30. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados 30 minutos antes de cada apresentação.

A peça e sua trajetória

A montagem “Os Adultos Estão na Sala” é baseada no texto da dramaturga Michelle Ferreira e explora a dinâmica de relações cotidianas e seus conflitos, utilizando uma abordagem contemporânea de encenação. A peça já foi apresentada em diversas cidades, como Campinas, São Paulo, Jundiaí e até em Manizales, na Colômbia, no XVIII Festival Internacional de Teatro Universitário, reforçando a metodologia de teatro em espaços não convencionais.

Desde sua primeira temporada, realizada em um apartamento residencial de Campinas em dezembro de 2022, o espetáculo vem se adaptando a diferentes ambientes, trazendo sempre novas nuances de interpretação e interação com o público. O grupo In.Cômodos utiliza o Site-Specific, metodologia que explora as características físicas e simbólicas dos espaços, modificando a encenação conforme a arquitetura e a atmosfera do local.

Serviço em Santa Bárbara d’Oeste

  • Local: Estação Cultural Fundação Romi – Av. Tiradentes, 2, Loteamento Santa Bárbara
  • Ensaio Aberto com Montagem Técnica: 27/09, às 14h
  • Apresentações da Peça “Os Adultos Estão na Sala”: 27/09, às 18h30 e 20h30
  • Oficina “De.Compondo Espaços”: 29/09, às 9h

Inscrições para oficinas e informações detalhadas podem ser acessadas pelo perfil oficial no Instagram: @in.comodos_.

Com essa proposta, o grupo In.Cômodos reforça a importância de democratizar o acesso ao teatro e promover ações culturais que transcendam o palco convencional, levando a arte a novos cenários e públicos.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

20 mar 2025

No dia 22 de março, o Clube Veteranos, em Americana (SP), será palco da tão aguardada festa Somos Tão Jovens

Cultura

20 mar 2025

Depois de viajar por 32 países e quatro continentes, em quase 4 anos de aventuras, o novaodessense Luiz Torelli, do

Cultura

20 mar 2025

Você quer aprender a arte da slam poetry? Hortolândia terá uma oficina de slam. Quem quiser participar, precisa fazer inscrição

Cultura

20 mar 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura (Comcult), realiza,

Cultura

20 mar 2025

A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, vinculada à Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, prepara, para o

Cultura

19 mar 2025

A artista plástica e ceramista Leila Mirandola, estreia no próximo dia 20 de Março no MAC Americana, o documentário em

Anunciar ou recomendar matéria