Redação Jornal Americanense

Filmografia de Arnaldo Jabor: como assistir?

Premiado cineasta e jornalista faleceu esta esta semana, vítima de complicações após AVC

Arnaldo Jabor acumulou diversos títulos no passar dos anos. Colunista. Escritor. Apresentador. Jornalista e comentaristas foram alguns deles. Contudo, logo no início da carreira, chamou a atenção para produções que o levaram a fama: a de cineasta. Ao total, são 8 produções realizadas, entre documentários e filmes. Alguns deles estão disponíveis, via streaming, para o grande público.

Para celebrar e homenagear a vida de Arnaldo Jabor, que faleceu vítima de complicações devido acidente vascular cerebral (AVC), confira 5 títulos que estão a um clique de distância.

A Opinião Pública

Lançado em: 1967. Disponível no Vivo Play.

A carreira como cineasta iniciou com “A Opinião Pública”, documentário em que explora a fundo a população de classe média do Rio de Janeiro. O jornalista aborda temas delicados para época, como liberdade, juventude e política. Além disto, deixa claro sua veia jornalística ao tecer críticas aos meios de comunicação e formas de comunicar da década de 70.

Toda Nudez Será Castigada

Lançado em: 1973. Disponível no Claro Now.

Um viúvo conservador está perdidamente apaixonado por uma profissional do sexo. Por esta razão, decide se casar com ela, mesmo contrariando os preconceitos sofridos pela sociedade e pela própria família. O enredo foi considerado polêmico para a época e chegou a ser censurado pela ditadura.

O longa, que foi inspirado na peça homônima de Nelson Rodrigues, é aclamado pela crítica nacional e internacional até hoje. Continua sendo um dos destaques do cinema brasileiro. “Toda Nudez Será Castigada” recebeu o Urso de Prata, no Festival de Berlim e também foi considerado o melhor filme no Festival de Brasília. Porém, segundo entrevistas concedidas por Jabor posteriormente, o melhor prêmio foi ser considerado o “melhor intérprete dos textos de Nelson Rodrigues”, título este que lhe foi concedido pelo próprio autor.

Arnaldo Jabor como comentarista no Jornal da Globo. Imagem: Divulgação – TV Globo

Eu Te Amo

Lançado em: 1980. Disponível no Vivo Play e Claro Now.

Desta vez, Jabor apostou nas crônicas amorosas de casais improváveis, ao contar a história de dois personagens que cruzam os caminhos no pior momento de suas vidas e juntos renovam as esperanças no amor.

O título tem características marcantes do cineasta, que aborda na profundidade emocional dos personagens, como a falência e falta de perspectiva do homem; enquanto a necessidade da mulher em se vender o próprio corpo. Comovente, a trama chamou a atenção na época não só pelo enredo sensível do drama, mas também pela atuação de Sônia Braga no papel principal.

Eu Sei Que Vou Te Amar

Lançado em: 1986. Disponível no Claro Now.

Um dos mais famosos e premiados longas de Jabor, aposta em uma visão sensível do amor juvenil. Para tanto, usou como título a canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, a qual possui o mesmo senso de urgência na paixão entre duas pessoas – tendência que foi abordada pelo cineasta em outras produções cinematográficas e editorais que lançou posteriormente.

O filme recebeu prêmio de Melhor Atriz, no Festival de Cannes de 1986 para Fernanda Torres, que dava vida a personagem principal; e também foi indicado à Palma de Ouro como melhor filme de 86.

A Suprema Felicidade

Lançado em: 2010. Disponível na GloboPlay e Apple TV.

A relação entre os homens de uma família é o enredo deste filme lançado por Jabor em 2010. Um jovem tenta entender o motivo de seu pai e avô serem tão distantes um do outro. Contudo, na busca, acaba se envolvendo com uma funcionária de cabaré, da qual cria conflitos entre ele mesmo e seu pai.

No lançamento, o filme foi aclamado como o “retorno de Jabor”, após mais de duas décadas longe da sétima arte. Além disto, causou destaque na mídia pela atuação de Marco Nanini.

Arnaldo Jabor (1940-2022) Imagem: Divulgação

Filme Inédito

A família de Jabor falou com a reportagem da UOL esta semana, onde agradeceu o carinho que tem recebido pelas pessoas que acompanhavam o jornalista na CBN e na TV Globo, e revelou que entre os planos do cineasta estava o lançamento de mais um longa-metragem. Intitulado de “Meu Último Desejo”, o filme é baseado na obra homônima de Rubem Fonseca. Apesar de estar concluído, ainda não há informações sobre o lançamento póstumo.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

28 mar 2024

Um dos maiores nomes do pop rock nacional, Lulu Santos, estará no dia 15 de junho apresentando a sua turnê

Cultura

23 mar 2024

Com entrada gratuita, a edição dos 25 anos do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara, o mais consolidado espetáculo teatral

Cultura

22 mar 2024

O clima da Páscoa tomará conta de Adonópolis neste sábado (23). O espaço criado pela Editora Adonis recebe, das 9

Cultura

14 mar 2024

A Companhia de Circo Teatro Biriba se apresenta na Praça José Frezzarin, na Avenida de Cillo, no Jardim São José,

Cultura

13 mar 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu processo seletivo para o ingresso de novos

Cultura

12 mar 2024

O livro que fecha uma trilogia, que aborda a importância do brincar para o desenvolvimento das estruturas da inteligência da