Redação Jornal Americanense

MAC abre exposição do artista americanense Gabriel Camargo na sexta-feira

O Museu de Arte Contemporânea de Americana abre, na sexta-feira (14), às 19h, a exposição gratuita “Andaime”, do artista americanense Gabriel Camargo. O MAC fica no Centro de Cultura e Lazer (CCL), à Av. Brasil, 1293, Jardim São Paulo. 

A exposição consiste em uma série de obras desenvolvidas a partir de 2019 e que vem se desdobrando até hoje. O artista usa do cotidiano do trabalho, algo que investigou durante 3 anos atuando com construção modular, para a criação de poéticas presentes em suas obras. Muitas das peças construídas são fragmentos do cotidiano, incluindo a materialidade, obras em que utiliza sobras como suporte para suas pinturas.

O artista sugere uma reflexão baseada no autorretrato do dia, dos movimentos, dos objetos e sensações captados pelo incômodo despercebido das funções vitais necessárias na manutenção da vida.

Segundo Higor Brunieri, que assina o texto de apresentação da exposição, “ao evidenciar a arquitetura das jaulas com as quais se assemelham os andaimes, predomina nas obras de Gabriel Cesar Camargo esse lado obscuro de um trabalho tão conhecido de todo brasileiro”.

Gabriel Camargo, que atualmente cursa Licenciatura em Artes Visuais na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), participou da Oficina de Improvisação e Abstração para uma Prática Artística Experimental, com Zero Teodoro, e da Oficina de Desenhos Botânicos com Beatriz Massarelli. Gabriel é também músico, produtor e compositor na banda Vicio (antigo Revoltzsp) e produtor e curador cultural no coletivo Cabrera. 

Participou das exposições “EXPOS_ 1_2021 – Galeria de Artes PUC – Campinas”,  “Box Trez” – Americana – 2021, e da “Feira de Arte Jardim Secreto” – Americana – 2019. Com a Banda Vicio, destacam-se apresentações na Semana Internacional de Música – SP – Tokyo – São Paulo – 2018, na Galeria Buena Onda – Americana – 2018 e com a Banda Revoltzsp, no Festival Lollapalooza – Jockey Club – São Paulo – 2013, no Aniversário de São Paulo e comemoração de 50 anos da Galeria do Rock – Galeria do rock – São Paulo – 2012, na Exposição SHN 2012 – Galeria Choque Cultural – São Paulo – 2011, e na exposição De Dentro e De Fora – MASP – São Paulo – 2011. 

A abertura da exposição contará com a apresentação dos DJs Ashura e Haro. Os trabalhos poderão ser vistos até o dia 18 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

1 fev 2025

Fevereiro começa com duas exposições de arte em andamento e uma extensa programação cultural com apresentações teatrais adulto e infantil,

Cultura

31 jan 2025

DJ Alok será a principal atração da festa de aniversário de Paulínia. A cidade completa 61 anos de emancipação no

Cultura

31 jan 2025

As atividades oficiais de comemoração dos 150 anos de Americana foram abertas na noite desta quinta-feira (30), no Teatro Municipal

Cultura

28 jan 2025

Iniciada na última semana de novembro, com uma pequena pausa no período das festas de final de ano, as ‘Férias

Cultura

23 jan 2025

Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz nesta quinta-feira (23) por seu papel no filme “Ainda Estou Aqui”,

Cultura

22 jan 2025

A riqueza da cultura japonesa desembarca em Santa Bárbara d’Oeste para mais uma edição da Mostra Japão. Em sua 29ª

Anunciar ou recomendar matéria