O violinista, maestro e coordenador da Escola Municipal de Música “Heitor Villa-Lobos” de Americana, Alexandre de Andrade Cruz, é um dos quatro novos estudantes da Classe de Regência da Academia de Música mantida pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, uma das mais gabaritadas do país. A Classe de Regência oferece um ambiente de treinamento intenso para jovens músicos que desejam se aperfeiçoar na área.
O coordenador foi aprovado em quatro etapas antes de se tornar aluno do curso, que oferece aulas com o maestro e trombonista Wagner Polistchuk, além de “masterclasses” com Marin Alsop e outros nomes consagrados da regência internacional. Ele e os demais estudantes têm acesso à disciplina de treinamento auditivo musical, às salas de estudo, ao acervo da midiateca para consulta e ao material para preparação e estudo do repertório. Além disso, o grupo também pode aprender observando ensaios e concertos da Temporada Osesp.
Cruz concorreu com maestros do país inteiro. “Poder estar à frente de uma orquestra é essencial para o estudante de regência, por isso gostaria de evidenciar a importância do último módulo em que tivemos a participação da orquestra ALMAI em uma das aulas técnicas e na masterclass com Thierry Fischer. O curso de Regência tem me proporcionado crescimento e fôlego para desenvolver uma carreira na área”, declarou Alexandre Cruz.
A Escola de Música está sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana. “Ter nosso coordenador em um espaço de destaque como este, em uma das melhores orquestras do Brasil, quiçá da América Latina, é algo muito relevante para a escola e para Americana, que entra no mapa cultural da regência desta vez pelo talento do nosso maestro”, declarou a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
Os demais estudantes da turma de 2023 são Felipe Ayala, Felipe Biesek e Leonardo Bertolini. Eles encerram o ano de aprendizagem no dia 17 de dezembro, regendo a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, em uma apresentação gratuita às 11h, na Sala São Paulo, na capital paulista.