O livro conta com ilustrações de Marília Cotomacci e será lançado em Adonópolis no sábado (10), às 14 horas, e domingo (11), às 10 horas
Agulhas, linhas e tecidos sempre fizeram parte da vida de Margareth Brandini Park. Além da mãe e as avós usá-las em seus ofícios, essas matérias-primas alimentaram as brincadeiras e a imaginação da escritora, desde menina. Por meio de poetices e brincadeiras populares modificadas, em “Tecidinhos torcidinhos: um catálogo lúdico”, uma publicação da Editora Adonis, Margareth introduz as crianças a esse mágico universo. O livro conta com ilustrações de Marília Cotomacci e será lançado em Adonópolis no sábado (10), às 14 horas, e domingo (11), às 10 horas.
A escritora é neta de costureiras e filha de bordadeira, e, com isso, conviveu na infância com tecidos, botões e meadas de linhas coloridas. “Espetei dedos em agulhas, brinquei de pular elásticos surrupiados de gavetas, fiz inúmeras roupinhas para bonecas, bichos de madeira, pelúcia e para os reais mesmo, que habitavam os quintais”, conta.
Além de memórias afetivas, esse universo proporcionou aprendizado. “As costuras e suas costureiras, os bordados e as bordadeiras me ensinaram inúmeras lições, entre elas, estética, disciplina, precisão e magia”, revela Margareth.
Adonópolis
Espaço criado em maio deste ano pela Editora Adonis, Adonópolis conta com praça temática, rua brincante, sala para oficinas, auditório para eventos, livraria com títulos do catálogo Adonis e uma cafeteria. As visitas, que incluem atividades lúdicas e brincantes, têm duração entre uma e três horas e os tickets para ingresso no local podem ser adquiridos em (www.adonopolis.com.br). Os eventos de lançamentos literários têm entrada gratuita, mediante reserva antecipada também por meio do site.
Sobre a escritora
Pedagoga e doutora em Educação, com ambas formações pela Unicamp, Margareth Brandini Park foi pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp e apresentadora do programa Literatura e Educação da TV Unicamp. Realiza assessoria em prefeituras para formação de educadores e projetos comunitários envolvendo memórias. Tem inúmeros livros publicados nas áreas de educação, memórias, formação e literatura infantil.
Sobre a ilustradora
Publicitária, ilustradora e artista plástica, Marília Cotomacci participa ativamente de exposições de arte individuais e coletivas, e de projetos de arte urbana. Ilustrou diversos livros, tendo sido indicada a dois importantes prêmios, um deles internacional: o Jabuti, pela Câmara Brasileira de Livros, e o BIB Plaque, da Bienal de Ilustradores de Bratislava, Eslováquia, onde seus trabalhos foram expostos. Também atuou em jornais e revistas como ilustradora.
Lançamento
Tecidinhos Torcidinhos: um catálogo lúdico
Margareth Brandini Park
Sábado, 10 de setembro – às 14 horas
Domingo, 11 de setembro – às 10 horas
Adonópolis: Rua José Bonifácio, 174 – Americana
Inscrições antecipadas e gratuitas no site:
(www.adonopolis.com.br)