Redação Jornal Americanense

Nova Odessa terá concerto gratuito com clássicos da música brasileira neste sábado

A apresentação inclui um repertório em homenagem ao Dia do Choro, gênero musical instrumental, popular na cultura brasileira, conhecido também como “chorinho”

A Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, mantida pela Prefeitura de Nova Odessa, apresenta neste sábado (09), às 10h, na Praça Central José Gazzetta, um concerto gratuito com clássicos da música popular brasileira. A apresentação inclui um repertório em homenagem ao Dia do Choro, gênero musical instrumental, popular na cultura brasileira, conhecido também como “chorinho”.

A apresentação do concerto acontece junto à realização da Feira de Artesanato que se inicia às 9h na Praça Central, com participantes do Movimento Artesão de Nova Odessa expondo e comercializando roupas, acessórios, decorações, produtos alimentícios e as mais variadas obras de artes.

A Praça José Gazzetta fica localizada na Avenida Carlos Botelho, no Centro de Nova Odessa. Mais informações podem ser obtidas através do Departamento de Cultura pelo telefone (19) 99762-6369.

Confira alguns dos títulos a serem apresentados pela Banda Sinfônica Municipal no concerto deste sábado:

– Pixinguinha – “Carinhoso”
– Raul de Barros – “Na Glória”
– Zequinha de Abreu – “Tico-Tico no Fubá”
– Ary Barroso – “Na Baixa do Sapateiro”
– Luiz Gonzaga – “Gonzaguiana”

DIA DO CHORO

Comemorado oficialmente no dia 23 de abril, o “Dia Nacional do Choro”, além de celebrar o gênero musical, homenageia a data de nascimento de Pixinguinha, o maior destaque em composições de choro e um dos pilares da música popular brasileira.

O choro surge pela primeira vez no Rio de Janeiro, em meados do fim do século 19, popularizando-se por meio dos subúrbios cariocas. Sua música era construída através de uma mistura da música europeia com os batuques dos africanos trazidos pelos escravos, sendo executado neste período principalmente por funcionários públicos, instrumentistas militares e operários têxteis.

Os músicos do gênero utilizavam instrumentos como o violão, flauta ou cavaquinho, para dar à música um aspecto melancólico e “choroso”, se transformando em um grande clássico nacional até os dias de hoje.

A BANDA

Criada em 1987, a Banda Sinfônica de Nova Odessa foi nomeada “Professor Gunars Tiss” em 1998. É mantida pela Prefeitura e vem se consolidando como uma referência cultural da cidade. Foi nove vezes campeã estadual (1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2004) e bicampeã nacional de bandas (1999 e 2000). Em 1997, sagrou-se campeã do Concurso Pró-Banda, da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo.

Em maio de 2001, lançou seu primeiro CD, “Encontro com a Música”, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal. Em 2006, lançou o segundo CD, “A Música Modo Quartal do Nordeste Brasileiro”, com obras do compositor Normando Carneiro da Silva e que serviu para sua tese de doutorado em Portugal. Em 2007, veio o terceiro álbum, em parceria com a Funarte, servindo de referência sonora para mais de 1.400 bandas cadastradas no Ministério da Cultura.

Atualmente, a Banda Sinfônica Municipal conta com 38 de um total de 44 integrantes. Seu repertório é eclético, indo do erudito ao popular e abrangendo todos os gêneros musicais. Além das apresentações na cidade, participa de diversos eventos regionais, estaduais e nacionais, levando o nome de Nova Odessa para todo o Brasil.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

18 abr 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu nesta quarta-feira (17) as inscrições para o

Cultura

17 abr 2024

Mais um espaço dedicado à literatura irá compor o Universo Adonis. Com a Editora Adonis, são cerca de duas décadas

Cultura

17 abr 2024

As inscrições e a entrega dos trabalhos para o 23º Salão do Humor Internacional em Americana 2024 podem ser feitas

Cultura

17 abr 2024

O OMA (Observatório Municipal de Americana), administrado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, passa a ser denominado “Astrônomo

Cultura

16 abr 2024

Para promover a literatura e incentivar o hábito da leitura, o Paulínia Winner Mall Shopping recebe a segunda edição do

Cultura

16 abr 2024

O Juca Jazz Festival em 2024 ocorrerá em Americana e Nova Odessa, duas cidades vizinhas com fortes laços econômicos e