Servidor público municipal na Prefeitura de Nova Odessa, o artista visual Aldo da Silva Barbosa, o “Aldinho”, teve novamente obra selecionada na categoria “Caricatura” para o 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que começa no final de agosto. Aldinho inscreveu três caricaturas em grafite para a edição deste ano, todas retratando personalidades pretas femininas, mas ainda não sabe quantas – nem quais exatamente – foram selecionadas pelo júri.
“É uma sensação única, uma alegria difícil de explicar, pois se trata de um dos maiores salões de humor do mundo, e fazer parte dele ao lado de grandes artistas do Brasil e de diversos países é algo que me motiva ainda mais em promover as Artes”, comentou o talento novaodessense, que já expôs em seis edições do evento.
Servidor público lotado no Departamento de Cultura e Turismo e formado em Publicidade e Propaganda, Aldinho é artista plástico, grafiteiro e educador social. Já levou o nome de Nova Odessa a grandes eventos e exposições de artes de grande destaque, como o próprio Salão de Humor e Belas Artes de Piracicaba, além de outras exposições nacionais e internacionais.
Ele conta que é apaixonado pela arte desde pequeno e teve seu primeiro contato com o grafite por volta do ano 2000. A partir daí, não parou mais. Hoje, ele desenvolve trabalhos em diversas técnicas – cartum, realismo, caricatura e ilustrações -, tendo como característica os traços animados. Aldinho tem várias obras espalhadas na RMC (Região Metropolitana de Campinas).
O talente de Aldinho pode ser conferido, por exemplo, na homenagem especial aos profissionais da Saúde realizada ainda durante a pandemia, em julho de 2021, na forma de uma pintura em grafite na fachada da Secretaria Municipal da Saúde.
Em Sumaré, destaca-se um grafite de 8×14 metros na fábrica Sherwin Williams. Em Campinas, o artista deixou sua marca no estádio e cento de treinamento da Associação Atlética Ponte Preta. Em Nova Odessa, realizou intervenções no Pontilhão do Jardim São Jorge e na Praça dos Três Poderes, no monumento “Obelisco”.