Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Observatório Municipal de Americana anuncia temporada de observação de Saturno

O aspecto mais característico de Saturno é o sistema de anéis, perfeitamente visível pelos telescópios do OMA

O mais belo planeta do Sistema Solar, Saturno, o planeta dos anéis, pode ser observado a partir desta semana nas sessões públicas promovidas nas noites de quartas e sextas-feiras pelo Observatório Municipal de Americana (OMA), vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo. A observação é gratuita e deve ser agendada pelo telefone (19) 3408-4800. As visitas são realizadas em grupos de 10 pessoas a cada hora, a partir das 19h, em um total de quatro grupos por noite.

“Saturno é o sexto planeta por ordem de distância ao Sol, localizado entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta, depois de Júpiter, e um dos planetas gasosos do sistema. É, também, o de menor densidade”, explicou o astrônomo, Carlos H. A. Andrade, responsável técnico do OMA.

O aspecto mais característico de Saturno é o sistema de anéis, perfeitamente visível pelos telescópios do OMA, segundo Andrade. “Visível facilmente a olho nu a partir das 19h no horizonte Leste, o planeta provoca sucessivas exclamações quando observado pelo telescópio. A visão de seus anéis é algo que realmente impressiona”, disse.

Além da observação de Saturno, os visitantes receberão informações sobre sua órbita, satélites e movimentos. “Além dos planetas, uma série de outros astros são rotineiramente observados no OMA, indo desde estrelas duplas, até nebulosas, aglomerados estelares e cometas – estes últimos, desde que estejam visíveis desde nossa região”, destacou o astrônomo.

A Sectur ressalta que, em caso de tempo nublado ou chuva, a agenda é cancelada, sendo necessária a marcação de uma nova data de observação. Crianças menores de 5 anos não podem entrar na cúpula por questões de segurança e têm acesso ao terraço do Observatório na companhia de um adulto.

O acesso ao observatório se dá pela entrada do Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghell”, localizado à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no bairro Parque Residencial Nardini.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

11 jul 2024

Morreu nesta quinta-feira (11) aos 33 anos o DJ americanense Léo, idealizador do projeto Horizon Music Art. Nas redes sociais

Cultura

10 jul 2024

Americana recebe o humorista Tiago Santineli, no sábado, dia 13, às 21h, no Teatro Municipal Lulu Belencase (Rua Gonçalves Dias,

Cultura

10 jul 2024

O Artista Thiago Burioli juntamente com o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Americana, apresentam de 15 de julho a

Cultura

5 jul 2024

Santa Bárbara d’Oeste receberá em agosto o 1º Encontro de Folia de Reis. No Parque Taene, localizado no bairro Reserva Centenária,

Cultura

4 jul 2024

A partir do dia 10 de julho, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e

Cultura

4 jul 2024

Nesta quinta-feira (4), o prefeito Rafael Piovezan (PL) anunciou um importante investimento de R$ 2,3 milhões para o restauro do