Santa Bárbara d’Oeste foi palco nesta quarta-feira (23) do lançamento do Giro Pro, uma ação do programa CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo na Estação Cultural da Fundação Romi. A cidade receberá, em primeiro momento, 25 vagas para o Curso de Artesanato – Plano de Negócios. As inscrições vão até o dia 1º de novembro via site www.cultsppro.org.br
O evento foi presidido pela diretora do CultSP Pro, Raquel Verdenacci, pelo gerente geral das Escolas do Programa, Sergio de Azevedo, e pelo secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, Evandro Felix, e marcou a chegada do programa à cidade e visa promover a qualificação profissional e a inovação nos setores culturais e criativos da região, reunindo fazedores de cultura também das cidades de Americana, Campinas, Hortolândia, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa e Piquete.
O CultSP Pro, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerida pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, vai beneficiar a região de Campinas 1.060 vagas em cursos, palestras, mostras e seminários, todos gratuitos, até o final do ano.
“Estamos empenhados em garantir que a cultura seja não apenas um espaço de expressão, mas também uma oportunidade de desenvolvimento econômico e geração de empregos. O Giro Pro leva essa missão adiante ao chegar a cidades como Santa Bárbara d’Oeste, fortalecendo as vocações locais e conectando seus talentos ao futuro dos setores culturais e criativos do Estado”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
“Quero expressar minha profunda gratidão a secretária Marília Marton, em nome da Raquel e do Sérgio, que representam o Instituto pelo Programa, visando atender a diversidade dos municípios, especialmente na Região Metropolitana de Campinas. Agradeço também ao Conselho Municipal de Política Cultural pela parceria e apoio, pelos fazedores de cultura e reforço o esforço da equipe da Secretaria para tornar este evento possível”, enfatizou Evandro. “Essa é oportunidade valiosa para que artistas e gestores compartilhem suas demandas e colaborem na construção de um futuro cultural rico e inclusivo. Estamos juntos nessa jornada, ouvindo e valorizando as vozes da nossa comunidade”, complementou o secretário.
Para se inscrever, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As inscrições podem ser realizadas pelo site: www.cultsppro.org.br. Além disso, a região também será atendida com ações complementares de formação, mostras, seminários e palestras totalizando 960 vagas para este ano.
O Giro Pro é uma ação estratégica do CultSP Pro para garantir que a qualificação profissional chegue a todas as regiões administrativas de São Paulo. Além de Santa Bárbara d’Oeste, o Giro Pro passará na região por Campinas e Limeira.
CULTSP PRO
O CultSP Pro foi lançado no dia 9 de outubro e é composto por seis escolas temáticas, além de um programa especial de qualificação em teatro e dança, cada uma com foco em diferentes áreas da cultura e economia criativa.
A Escola de Artes se dedica à formação em performance artística, abrangendo dança, teatro musical, circo, ópera e música, além de capacitação técnica para bastidores, como cenografia, figurino e produção musical. Já a Escola de Patrimônios e Equipamentos tem foco na gestão e preservação de patrimônio cultural, oferecendo cursos em curadoria, conservação de acervos, educação patrimonial e gestão de museus.
A Escola do Audiovisual, Games e Tecnologias proporciona capacitação em áreas como produção audiovisual, animação 3D e criação de games, voltada para cinema, TV e novas mídias. A Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais, por sua vez, oferece formação em criação de conteúdo, design gráfico, fotografia e artes visuais. A Escola de Tradições e Expressões Criativas promove a qualificação em gastronomia, moda sustentável e artesanato, incentivando negócios criativos baseados em tradições culturais.
Por fim, a Escola de Inovação e Sustentabilidade tem como foco o empreendedorismo, gestão cultural, legislação e idiomas, com ênfase em projetos culturais inovadores e sustentáveis. Além disso, o Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro busca o aprimoramento de grupos artísticos, promovendo intercâmbios e valorizando as culturas regionais.
Em 2024, mais de 500 atividades formativas e complementares terão sido realizadas, impactando diretamente mais de 10 mil pessoas em todas as regiões do Estado. A partir de 2025, serão mais de 2.300 atividades por ano e a previsão é chegar a 2029 com mais de 10 mil atividades pactuadas e condicionadas, beneficiando mais de 500 mil pessoas em todo o território estadual.
Na capital, as atividades ocorrem predominantemente no Edifício Oswald de Andrade. No interior, elas se expandem por uma ampla rede de espaços físicos, graças a parcerias com empresas, prefeituras, universidades e equipamentos culturais.
Serviço:
GIRO PRO – PROGRAMA CULTSP PRO
Santa Bárbara d’Oeste
Curso: Artesanato: Plano de Negócios (Inscrições abertas até 01/11)
Descrição: Curso-mentoria para o desenvolvimento de um Plano de Negócios, apoiando o estudante a traçar uma linha de ação clara e oferecendo práticas eficazes para entrar no mercado artístico, consolidar e alavancar sua carreira.
Carga-horária: 20
Vagas: 25
Local: Centro de Memórias | Rua João Lino, 362, Centro (em frente ao Museu da Imigração)
Pré-requisito: Artesão já precisa ter seu negócio iniciado. Preferência para quem já tenha CNPJ e/ou tem a carteira do SICAB/SUTACO válida
Período: 18/11 a 22/11
Dias e horários: Segunda a sexta, 18h30 às 22h30
Inscrições e mais informações: www.cultsppro.org.br