Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Santa Bárbara realizará a primeira edição do Festival das Orquídeas em junho

Evento reunirá produtores locais e regionais de orquídeas e flores ornamentais para promover o turismo na cidade

A beleza das flores conquistará o Centro de Atendimento ao Turista de Santa Bárbara d’Oeste nos dias 4 e 5 de junho de 2022. O 1° Festival das Orquídeas, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, reunirá produtores locais e regionais de orquídeas e flores ornamentais para promover o turismo na cidade.

O município reúne dois importantes produtores de orquídeas, o Orquidário Santa Bárbara e o Orquidário Covolan, que integram as iniciativas do “Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural e Ecoturismo”, elaborado pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O evento atende o eixo 7 do Plano que visa a elaboração de circuitos e eventos em parceria com produtores e empresas voltadas ao fomento do Turismo Rural e Ecoturismo.

As salas de exposição do Centro de Memórias “Historiador Antonio Carlos Angolini” e Museu da Imigração, bem como seus ambientes externos, Praça 9 de Julho e Rua João Lino, reunirão centenas de orquídeas do tipo Vandas, Cattleyas, Encyclias, Dendrobiuns, Bulbophylluns, Epidendruns e muitas outras espécies brasileiras e estrangeiras, além de produtos necessários ao cultivo.

Orquidário Santa Bárbara

O início do cultivo ocorreu há mais de 30 anos, em 1990, a partir da coleção de orquídeas de seu fundador, com uma estufa de 75 metros quadrados. Atualmente, o visitante pode percorrer estufas que cobrem aproximadamente 4.000 metros quadrados com milhares de orquídeas e muitas delas floridas. Além das plantas adultas também estão disponíveis mudas. Os visitantes também encontram no local os produtos necessários ao cultivo: adubos, defensivos, fertilizantes, cachepot e cestinha de madeira e plástico, etiquetas de identificação, ganchos para suporte de vaso, etc.

Orquidário Covolan

O interesse pelas orquídeas começou como um hobby de seu proprietário há 17 anos, colecionando diferentes espécies pelo Brasil todo. Com o tempo o espaço foi ficando pequeno e a paixão pelas Orquídeas ainda maior. Estudando e buscando informações, percebeu a complexidade das orquídeas e decidiu segmentar o cultivo na espécie “Walkeriana” (considerada por muitos como a orquídea perfeita). O Orquidário Covolan está numa área de 275 metros quadrados, com duas estufas de aproximadamente 750 metros cada. São mais de 350 cruzamentos de Cattleya Nobilior, Cattleya Walkeriana e Cattleya Amethystoglossa.

Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural e Ecoturismo

Elaborado de acordo com as metas do Plano Diretor de Turismo, os objetivos são: oferecer segurança e qualidade de lazer aos turistas rurais; planejar estrutura de percurso sugerido; promover a sinalização dos pontos turísticos; fomentar as atividades atrativas rurais; promover a interlocução da gestão municipal com a gestão privada, tendo em vista que diversos pontos turísticos encontram-se inseridos em áreas particulares permeadas por vias rurais; garantir a proteção de mananciais e áreas de preservação ambiental, por meio de ações de conscientização, reflorestamento e celebração de parcerias, inclusive com representantes da sociedade civil, além de elaborar guia turístico.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

21 maio 2024

Hits que marcaram época vão tomar conta do palco do Teatro Municipal Lulu Benencase, neste sábado (25), com o show

Cultura

21 maio 2024

Verso Vivo” de Santa Bárbara d’Oeste. O público pode vivenciar as apresentações entre os dias 14 e 16 deste mês

Cultura

21 maio 2024

O Teatro Municipal Lulu Benencase apresenta nesta sexta-feira (24), às 21h, a comédia “O Vison Voador”, que traz no elenco

Cultura

21 maio 2024

O Festival Raízes de Santa Bárbara trará uma das maiores duplas do sertanejo brasileiro, Edson & Hudson, neste domingo (26),

Cultura

20 maio 2024

O Cine Biblioteca desta quarta-feira (22) será especial, na semana do Festival “Itália na Brasil”, em comemoração aos 150 anos

Cultura

20 maio 2024

A ópera “Suor Angelica”, de Giacomo Puccini, será a atração do Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, nesta quinta-feira (23),