Redação Jornal Americanense

Santa Bárbara realizará a primeira edição do Festival das Orquídeas em junho

Evento reunirá produtores locais e regionais de orquídeas e flores ornamentais para promover o turismo na cidade

A beleza das flores conquistará o Centro de Atendimento ao Turista de Santa Bárbara d’Oeste nos dias 4 e 5 de junho de 2022. O 1° Festival das Orquídeas, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, reunirá produtores locais e regionais de orquídeas e flores ornamentais para promover o turismo na cidade.

O município reúne dois importantes produtores de orquídeas, o Orquidário Santa Bárbara e o Orquidário Covolan, que integram as iniciativas do “Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural e Ecoturismo”, elaborado pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O evento atende o eixo 7 do Plano que visa a elaboração de circuitos e eventos em parceria com produtores e empresas voltadas ao fomento do Turismo Rural e Ecoturismo.

As salas de exposição do Centro de Memórias “Historiador Antonio Carlos Angolini” e Museu da Imigração, bem como seus ambientes externos, Praça 9 de Julho e Rua João Lino, reunirão centenas de orquídeas do tipo Vandas, Cattleyas, Encyclias, Dendrobiuns, Bulbophylluns, Epidendruns e muitas outras espécies brasileiras e estrangeiras, além de produtos necessários ao cultivo.

Orquidário Santa Bárbara

O início do cultivo ocorreu há mais de 30 anos, em 1990, a partir da coleção de orquídeas de seu fundador, com uma estufa de 75 metros quadrados. Atualmente, o visitante pode percorrer estufas que cobrem aproximadamente 4.000 metros quadrados com milhares de orquídeas e muitas delas floridas. Além das plantas adultas também estão disponíveis mudas. Os visitantes também encontram no local os produtos necessários ao cultivo: adubos, defensivos, fertilizantes, cachepot e cestinha de madeira e plástico, etiquetas de identificação, ganchos para suporte de vaso, etc.

Orquidário Covolan

O interesse pelas orquídeas começou como um hobby de seu proprietário há 17 anos, colecionando diferentes espécies pelo Brasil todo. Com o tempo o espaço foi ficando pequeno e a paixão pelas Orquídeas ainda maior. Estudando e buscando informações, percebeu a complexidade das orquídeas e decidiu segmentar o cultivo na espécie “Walkeriana” (considerada por muitos como a orquídea perfeita). O Orquidário Covolan está numa área de 275 metros quadrados, com duas estufas de aproximadamente 750 metros cada. São mais de 350 cruzamentos de Cattleya Nobilior, Cattleya Walkeriana e Cattleya Amethystoglossa.

Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural e Ecoturismo

Elaborado de acordo com as metas do Plano Diretor de Turismo, os objetivos são: oferecer segurança e qualidade de lazer aos turistas rurais; planejar estrutura de percurso sugerido; promover a sinalização dos pontos turísticos; fomentar as atividades atrativas rurais; promover a interlocução da gestão municipal com a gestão privada, tendo em vista que diversos pontos turísticos encontram-se inseridos em áreas particulares permeadas por vias rurais; garantir a proteção de mananciais e áreas de preservação ambiental, por meio de ações de conscientização, reflorestamento e celebração de parcerias, inclusive com representantes da sociedade civil, além de elaborar guia turístico.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

23 abr 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura, realiza o

Cultura

22 abr 2025

O Circuito Sesc de Artes 2025 estará em Americana, em 25 de maio, com diversas atrações culturais na Praça Vó

Cultura

22 abr 2025

Estão abertas as inscrições para interessados em se apresentar no I Encontro Entre Teclas, que será realizado no dia 3

Cultura

17 abr 2025

A escritora barbarense Rafaela Schendroski conquistou o primeiro lugar na categoria Crônica do Concurso Literário do CEAT (RJ), realizado para

Cultura

10 abr 2025

O Circuito – Nova Música, Novos Caminhos cresceu. Em sua segunda edição, que acontecerá de 17 a 21 de abril,

Cultura

10 abr 2025

O Tivoli Shopping recebe nesta quinta-feira, dia 10, a última apresentação do semestre do projeto Clássicos do Pop Rock, com

Anunciar ou recomendar matéria