Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Santa Bárbara recebe a festa literária “Parque das Letras” entre junho e julho

Entre os meses de junho e julho, Santa Bárbara d’Oeste receberá o “Parque das Letras”, uma festa literária com múltiplas atividades previstas. O objetivo da iniciativa da Editora Adonis é promover a literatura e contribuir com a formação de público leitor, especialmente na primeira infância, por meio de ações e eventos dinâmicos e criativos.

O Parque das Letras é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, com patrocínio das Indústrias Romi e parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundação Romi, integrando a programação do FLISB – Festival Literário de Santa Bárbara d’Oeste.

O calendário de atividades começa com duas palestras preparatórias, no mês que vem, destinadas aos professores da Rede Pública do Município. No dia 1º de junho, quinta-feira, entre 19 e 21 horas, a palestra será com a escritora Luciene Tognetta, com o tema “Aprender a conviver é preciso”. A atividade terá duração de 60 minutos, para um público estimado de 200 pessoas, no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”, localizado na Avenida Monte Castelo, 1000, no Jardim Primavera (térreo).

No dia 7 de junho, quarta-feira, entre 19 horas e 20h30, a palestra com os escritores Silvia Delazari e Cicero Edno será sobre o tema “Leitura e escrita: diálogos que nos afetam”, com duração de 60 minutos, para um público estimado de 300 pessoas. O evento será no Anfiteatro do CIEP “Dom Eduardo Koaik”, na Rua Alonso Keese Dodson, 385, no Planalto do Sol 2.

Já nos dias 24, 25 e 26 de julho acontecerá a ação “Pipocando Histórias” onde serão realizadas 10 visitas de uma contadora de histórias em espaços públicos, onde as escolas serão convidadas para participar como uma forma de promover a integração da escola com a Festa Literária. As visitas têm duração de 60 minutos cada uma, com no mínimo duas visitas no mesmo dia, totalizando 10 visitas no mesmo mês, com a expectativa de 1.000 crianças contempladas. O público em geral é convidado a participar das ações do Pipocando Histórias.

Confira os horários e espaços onde acontecerá o Pipocando Histórias:

Dia 24 de julho de 2023

– Biblioteca Municipal “Maria Ap. A. Nogueira” (Central) – Complexo do Terminal Urbano, na esquina das ruas Prudente de Moraes e Campos Sales – Centro – das 9h às 10h / das 11h às 12h (neste último horário, com intérprete de Libras)

– Parque Taene – Avenida dos Bandeirantes, 999 – Reserva Centenária – 14h às 15h / 16h às 17h (no primeiro horário, com intérprete de Libras)

Dia 25 de julho de 2023

– Centro Cultural “Edgard Tricânico D’Elboux” – das 9h às 10h / das 11h às 12h

– Centro Cultural e Biblioteca “Prof. Léo Sallun” – 14h às 15h / 16h às 17h

Dia 26 de julho de 2023

– CEU das Artes “Ariovaldo Inácio – Vardão” – das 9h às 10h / das 11h às 12h

Dia 30 de julho de 2023

Na Estação Cultural da Fundação Romi, o Parque das Letras terá uma extensa programação, no dia 30 de julho. No evento, será realizado um bate-papo com os autores Sonia Barros e Amauri de Oliveira. Também acontecerão duas rodas de conversa, uma com Luciene Tognetta e outra com Cícero Edno e Silvia Delazari.

A programação ainda inclui performances de Poesia em Movimento, Pomar dos Livros, Varal Literário, circulação de palhaços pelo espaço da feira, exposição de artes plásticas, oficinas de pintura facial e escultura em bexigas, além de distribuição gratuita da Coleção “Bichinhos Silvestres”, de Leila Seleguini, com seis títulos com ilustrações de Eduardo Moura e um título com ilustrações de Paulo R. Masserani.

Serão igualmente promovidas oito oficinas, sete para crianças e uma para pais, com os autores Paulo Masserani, Leonardo Smania, Cícero Edno, Vanessa Aranha, Rita Lima, Jackson de Souza, Gabi Guedes, Elaine Prado.

Serviço:

Parque das Letras | Festa literária

Atividades: Palestras preparatórias para professores, visitas contadora de histórias nos dias 24, 25 e 26 de julho e múltiplas atividades no evento final no dia 30 de julho na Estação Cultural da Fundação Romi (Avenida Tiradentes, 2, Centro), das 9 às 16 horas.

Entrada gratuita

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

21 maio 2024

Hits que marcaram época vão tomar conta do palco do Teatro Municipal Lulu Benencase, neste sábado (25), com o show

Cultura

21 maio 2024

Verso Vivo” de Santa Bárbara d’Oeste. O público pode vivenciar as apresentações entre os dias 14 e 16 deste mês

Cultura

21 maio 2024

O Teatro Municipal Lulu Benencase apresenta nesta sexta-feira (24), às 21h, a comédia “O Vison Voador”, que traz no elenco

Cultura

21 maio 2024

O Festival Raízes de Santa Bárbara trará uma das maiores duplas do sertanejo brasileiro, Edson & Hudson, neste domingo (26),

Cultura

20 maio 2024

O Cine Biblioteca desta quarta-feira (22) será especial, na semana do Festival “Itália na Brasil”, em comemoração aos 150 anos

Cultura

20 maio 2024

A ópera “Suor Angelica”, de Giacomo Puccini, será a atração do Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, nesta quinta-feira (23),