Redação Jornal Americanense

Teatro Manoel Lyra completará 27 anos com concerto gratuito de orquestra caipira

A Violas & Violinos – Uma Orquestra Caipira é composta por seis violinos com seis violas e mais um “grupo de apoio” composto por sanfona, flauta, violão, contrabaixo “de pau” e um cajon

O Teatro Municipal “Manoel Lyra” de Santa Bárbara d’Oeste completa 27 anos neste mês. Para comemorar a data, a população terá acesso à apresentação Violas & Violinos – Uma Orquestra Caipira no dia 23 de junho, às 20 horas, na sala de espetáculos. A entrada é gratuita.

A Violas & Violinos – Uma Orquestra Caipira é composta por seis violinos com seis violas e mais um “grupo de apoio” composto por sanfona, flauta, violão, contrabaixo “de pau” e um cajon. Com um repertório escolhido a dedo, o grupo mescla músicas cantadas com instrumentais, erudito com o caipira tradicional, caipira pantaneiro e paulista de Almir Sater e Renato Teixeira.

O comando e os arranjos são do Maestro Agenor Ribeiro Netto que aproveitou sua enorme experiência como maestro do Festival Viola de Todos os Cantos da EPTV, a regência das orquestras Sinfônica de Poços de Caldas e Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista e 11 anos à frente do musical Sinfonia das Águas.

Algumas das músicas do repertório: “Pagode em Brasília”, “Sinfonia nº 40 de Mozart”, “Tocando em frente”, “Primavera de Vivaldi”, “Anunciação”, “Evidências”, “Boate Azul”, “Pour Elise”, “O menino da porteira”, “Mercedita”, “Pompa e Circunstância”, “Quinta Sinfonia de Beethoven”, “Rio de Lágrimas” e outros grandes sucessos.

A apresentação conta com patrocínio da EPTV Campinas.

Ingressos

A reserva de ingressos será feita pelo site www.culturasbo.com. É possível reservar um ingresso por CPF para o dia do evento. A reserva de ingressos também pode ocorrer de forma presencial na bilheteria do Teatro “Manoel Lyra”, de segunda a sexta-feira, 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Teatro

Inaugurado em 26 de junho de 1995, o Teatro Municipal “Manoel Lyra” foi um espaço criado para resgatar a emoção, o interesse e o desenvolvimento cultural de Santa Bárbara d’Oeste. Hoje é um ícone da cultura e um patrimônio da história barbarense e recebe o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável.

O Teatro Municipal “Manoel Lyra” é palco de diversas manifestações culturais: teatro, dança, shows musicais, palestras, workshops, orquestras, entre outros. Por ano, mais de 45 mil pessoas prestigiam apresentações na sala de espetáculos barbarense.

O local tem capacidade para 596 pessoas, sendo 584 poltronas, seis poltronas para obesos e seis lugares para cadeirantes, contando com 4 camarins (2 superiores e 2 inferiores), palco italiano com 12 metros de boca e 9 metros de profundidade, além de uma excelente acústica.

Quem foi Manoel Lyra?

O Teatro Municipal recebe o nome de um pioneiro das artes da cena no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável e foi um dos grandes batalhadores pelo teatro amador da cidade nas décadas de 50 e 60, quando existiam os grêmios dramáticos.

Nenê Lyra, como era chamado pelos amigos, foi operador da máquina de projeção do antigo Cine Santa Bárbara e depois do Cine Santa Rosa. Fundou os Grêmios Dramáticos “Os Filhos do Progresso”, “União Operária” e “Santa Bárbara” – esse último junto sua esposa Benedicta Amaral. Destacado como símbolo da arte teatral da cidade, Manoel Lyra morreu em 18 de janeiro de 1973.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

28 mar 2024

Um dos maiores nomes do pop rock nacional, Lulu Santos, estará no dia 15 de junho apresentando a sua turnê

Cultura

23 mar 2024

Com entrada gratuita, a edição dos 25 anos do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara, o mais consolidado espetáculo teatral

Cultura

22 mar 2024

O clima da Páscoa tomará conta de Adonópolis neste sábado (23). O espaço criado pela Editora Adonis recebe, das 9

Cultura

14 mar 2024

A Companhia de Circo Teatro Biriba se apresenta na Praça José Frezzarin, na Avenida de Cillo, no Jardim São José,

Cultura

13 mar 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu processo seletivo para o ingresso de novos

Cultura

12 mar 2024

O livro que fecha uma trilogia, que aborda a importância do brincar para o desenvolvimento das estruturas da inteligência da