A Receita Federal lançou neste mês a Calculadora de Tributos, ferramenta digital que simula os efeitos da Reforma Tributária sobre o consumo. A iniciativa integra a transição para o novo modelo que unifica tributos federais, estaduais e municipais, com início gradual a partir de janeiro de 2026.
Disponível gratuitamente no site da Receita (https://piloto-cbs.tributos.gov.br/servico/calculadora-consumo/calculadora), a calculadora permite que contribuintes, empresas, contadores e desenvolvedores simulem a incidência da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e do Imposto Seletivo.
O objetivo é ajudar na compreensão prática da aplicação dos novos tributos e garantir mais previsibilidade e segurança jurídica. Segundo a Receita, a ferramenta traduz a legislação em lógica computacional, apresentando os cálculos com base legal, memória de cálculo e detalhes técnicos.
A calculadora também apoia o planejamento tributário, permitindo simulações por tipo de operação, produto ou serviço. Para o consultor Celso Éder Gonzaga de Araújo, “o período de transição é essencial para que as empresas se preparem estrategicamente para os novos sistemas”.
A ferramenta está disponível em duas versões: online, acessível por dispositivos móveis e computadores; e local, voltada a empresas de software e profissionais de TI, podendo ser integrada a sistemas contábeis e ERPs para cálculo automatizado.
A Receita espera que o uso da calculadora reduza erros, facilite auditorias e garanta uma transição mais segura ao novo modelo tributário.