Trabalho aos domingos: Novas regras de trabalho devem impactar empresas

Trabalho aos domingos Novas regras de trabalho devem impactar empresas

Após ter sido adiada por 3 vezes, a Portaria 3.665/2023, que estabelece as novas regras para o trabalho aos domingos e feriados, está prevista para entrar em vigor a partir do dia 1º de agosto.

O que muda, segundo a medida?
O trabalho aos domingos e feriados será consentido apenas em atividades permitidas pela norma, como em serviços essenciais (hospitais, farmácias, transporte público) e atividades autorizadas por lei ou convenção coletiva (comércio, turismo).

Contudo, algumas categorias profissionais que possuem regras específicas para o trabalho nesses dias, como jornalistas e motoristas, podem apresentar exceções.

Segundo a norma, as condições para trabalho aos domingos e feriados devem ser negociadas entre sindicatos e empresas por meio de acordos coletivos, desde que não prejudiquem os direitos dos trabalhadores.

Além disso, é preciso considerar que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante aos empregados um descanso semanal de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos domingos. Caso o profissional trabalhe nesse dia, o empregador deverá conceder uma folga compensatória em outro momento da semana.

A Portaria ainda está sujeita a negociações políticas e sindicais, pois o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ainda não confirmou uma data definitiva para a resolução final. Portanto, é importante que as empresas fiquem atentas a possíveis mudanças e atualizações nas regras.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Economia

16 jan 2026

Os segurados da Previdência Social que recebem acima do salário mínimo terão os benefícios reajustados em 3,9%, conforme o Índice

Economia

9 jan 2026

As novas regras que atualizam o Programa de Alimentação do Trabalhador referentes ao vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor em

Economia

17 dez 2025

Uma portaria conjunta do Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite, de forma excepcional

Economia

12 dez 2025

A recente lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda mensal de até R$ 5

Economia

4 dez 2025

O número de jovens empreendedores no Brasil aumentou 25% nos últimos 12 anos, alcançando 4,9 milhões de pessoas entre 18

Economia

26 nov 2025

A partir de 21 de novembro de 2025, a comprovação biométrica passou a ser um requisito para novos pedidos de

Anunciar ou recomendar matéria