O Guinness World Records atestou nesta terça-feira, 4 de junho, que Hugo Farias, brasileiro de 44 anos, é o homem que completou o maior número de maratonas consecutivas no mundo. O palestrante e atleta amador completou 366 maratonas em 366 dias consecutivos, entre 28 de agosto de 2022 e 28 de agosto de 2023, desafio que intitulou de Projeto Propósito.
“Eu dedico esse reconhecimento, principalmente, à minha família, minha esposa e meus filhos, e aos profissionais que me acompanharam. Todos eles fazem parte desse recorde. O registro no livro dos recordes nunca foi o objetivo principal; o intuito sempre foi mostrar que pessoas comuns são capazes de fazer coisas incríveis. Por outro lado, o Guinness é uma instituição muito criteriosa, por isso fico feliz com o reconhecimento deles e espero inspirar outras pessoas a buscarem seus recordes”, ressalta.
O Projeto Propósito foi realizado majoritariamente em Americana-SP, cidade onde reside. Ele foi acompanhado ao longo de todo projeto por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais do esporte e da saúde, incluindo uma equipe de cardiologistas do InCor que avalia os impactos da atividade física extrema no corpo humano. Ao fim do projeto, Hugo lançou o livro “Projeto Propósito: Nunca é tarde para escrever uma nova história”, no qual detalha os desafios, como três quadros de diarreia, fascite plantar e pubalgia, além dos aprendizados e momentos de superação ao longo de 366 dias de maratonas. Atualmente, Hugo Farias se dedica a transmitir seus aprendizados sobre propósito de vida, disciplina, foco, determinação e como se planejar para atingir metas pessoais e profissionais por meio de palestras e pelo Movimento Go Far, seu programa de mentoria.
Hugo Farias e o Projeto Propósito
Depois de atuar por mais de 20 anos como executivo na área de tecnologia em uma empresa privada, Hugo Farias, então com 43 anos, idealizou o Projeto Propósito com o objetivo de inspirar pessoas a buscarem a realização de seus sonhos. Ele decidiu usar o esporte como meio para demonstrar que pessoas comuns são capazes de realizar feitos incríveis e definiu que, para atingir seu objetivo, correria 365 maratonas em 365 dias consecutivos, marca que ele mesmo superou no dia 28 de agosto de 2023.
Sempre ligado ao mundo dos esportes, o atleta amador correu sua primeira maratona em 2019 e, em 2020, passou a praticar o triathlon, conciliando sua agenda com viagens frequentes a trabalho e as limitações geradas pelo período da pandemia. “Durante o isolamento social, passei a refletir sobre minha carreira e se iria seguir pelo caminho que estava ou tentar algo diferente. Apesar de ter atingido a realização profissional, com muitas conquistas, crescimento e estabilidade financeira, decidi que era o momento de sair da zona de conforto e me desafiar”, afirma Farias.
Por meio de muita pesquisa, o executivo descobriu Stefaan Engels, um maratonista e triatleta belga, que foi o primeiro homem a correr a distância da maratona 365 vezes consecutivas em um único ano, em 2011. Depois, localizou a história do inglês Gary McKee, que completou 365 maratonas consecutivas no dia 31 de dezembro de 2022. Ele buscou inspiração nesses atletas e percebeu que as pessoas são capazes de realizar coisas extraordinárias por meio do esporte, contribuindo para uma sociedade mais ativa, positiva e saudável.
A realização do Projeto Propósito, planejada nos mínimos detalhes e com a projeção de riscos, contou com o apoio de uma equipe multidisciplinar envolvendo assessoria esportiva, cardiologista, fisioterapeuta, nutricionista, ortopedista e dermatologista. A iniciativa teve também a participação do Instituto do Coração – InCor, que realiza um estudo liderado pela Dra. Janieire Nunes Alves e pelo Dr. Francis Ribeiro, por meio do acompanhamento de todo o processo, para escrever um artigo científico e que irá gerar uma contribuição para a ciência.
“Decidi fazer o desafio em Americana, onde moro, e realizar o mesmo percurso todos os dias porque permitiu uma logística com a família, conciliando o projeto com as atividades diárias. O apoio da família e das pessoas que convivi durante esse período foi a maior motivação para o Projeto Propósito”, comenta Farias.
De acordo com ele, a marca mundial foi possível devido à disciplina, preparo, persistência e trabalho em equipe. Para Farias, o desafio de realizar uma maratona permitiu conectar a importância do esporte com o desafio, a superação e a emoção. “Eu acredito que nada é impossível e que este projeto tem o potencial de inspirar muitas pessoas. O esporte tem o poder de transformar vidas porque é uma das principais ferramentas para melhorar a saúde, superar limites, motivar-se e tornar-se a melhor versão de si mesmo”, afirma.