Morreu na manhã deste domingo (8) Roberto Dinamite, craque da Seleção Brasileira e ídolo do Vasco da Gama, clube pelo qual também foi o maior artilheiro e presidente. Ele havia sido internado neste sábado (7) em decorrência de uma piora relacionada a um tumor de intestino diagnosticado em 2021.
Dinamite esteve presente no elenco de duas Copas do Mundo disputadas pelo Brasil (1978 e 1982), foi vencedor do Campeonato Brasileiro em 1974 e acumulou diversos prêmios individuais ao longo da carreira, tendo sido eleito Bola de Prata nos anos de 1979, 1981 e 1984 e melhor jogador do Campeonato de 74.
O craque acumulou mais de 700 gols em sua carreira, tendo sido artilheiro de diversos campeonatos que disputou. É um dos jogadores que mais partidas disputou por uma só equipe, com 1110 jogos pelo Vasco – estando atrás somente de Pelé, pelo Santos, e de Rogério Ceni, pelo São Paulo.
Uma outra estatística que impressiona é a quantidade de gols em campeonato de primeira divisão. Segundo a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), ele é o quinto maior da história mundial nesse quesito.
Dinamite também foi presidente do Vasco da Gama entre 2008 e 2014. No período em que esteve à frente do clube cruzmaltino, conquistou um título da Copa do Brasil. Outra incursão do futebolista foi na política, tendo sido eleito cinco vezes consecutivas para deputado estadual do Rio de Janeiro, entre 1995 e 2015.