Redação Jornal Americanense

Ricardo Molina eleito para novo mandato como presidente da LBF

Executivo e vice Valter Ferreira seguirão no comando da entidade até 2026

Em votação unânime, Ricardo Molina foi eleito para um novo mandato à frente da Liga de Basquete Feminino. O pleito foi realizado nesta segunda-feira, 21, através de videoconferência que teve a presença de representantes de dez dos onze clubes filiados, além da presidente da comissão de atletas da LBF, Mariana Camargo.

A chapa única da eleição, intitulada Respeito ao Basquete Feminino e composta também pelo vice-presidente Valter Ferreira, assumirá o novo mandato em 26 de maio para o quadriênio que terminará em 25 de maio de 2026.

Presidente da LBF desde 2018, Ricardo Molina tem 44 anos e é empresário do setor de saúde com formação em gestão comercial e marketing.“Quero agradecer a todos que nos últimos quatro anos estiveram com a gente: ao Valter, que age como um verdadeiro vice-presidente, nos ajudando a tomar decisões. Ao conselho de administração, conselho fiscal, comissão de atletas e dirigentes. À nossa equipe de trabalho; somos poucos, mas trabalhamos com afinco, responsabilidade, buscando os melhores resultados e sabendo que precisamos seguir evoluindo”, diz Molina, que acrescenta:

“Este novo mandato terá o mesmo empenho de quando começamos, anos atrás. Vejo a governança da LBF com muita tranquilidade. Uma entidade estruturada, a caminho de uma profissionalização, com uma maior maturidade das equipes; estamos em um patamar muito mais avançado do que quando começamos. Hoje eu vejo aquilo que sempre prezei no basquete. Sinto a LBF pronta para que outras presidências possam vir e dar continuidade ao trabalho. Só assim a gente consegue crescer e se desenvolver ainda mais”, finaliza Molina.

Anterior a liga, Molina foi gestor de basquete em Americana por dez anos, comandando o clube que segue como o maior campeão da história conquistando no período 22 títulos, dentre eles quatro da LBF. Em reconhecimento ao trabalho realizado à frente da competição, recebeu o Troféu Quinto Tempo na categoria dirigente, honraria que premiou as personalidades do basquete brasileiro.

O basquete feminino de Americana foi sem dúvida a grande paixão de Ricardo Molina. Em 2006, quando assumiu a gestão de Negócios, Produtos e Marketing da Unimed, Molina de forma voluntária, pediu para assumir a presidência da ADCF (Associação Desportiva de Cooperados e Funcionários da Unimed) responsável pela gestão do basquete feminino. Naquele momento a equipe adulta estava desativada e o projeto social com pouco mais de 200 crianças.

O grande desafio do Ricardo Molina era como aumentar o número de crianças no projeto social. A melhor resposta foi reativar a equipe principal tornando a referência para o projeto social. Em pouco tempo, com a equipe principal, já eram mais de 500 crianças só em Americana. Molina desejava ainda mais e levou a equipe principal para jogar em Nova Odessa e Santa Bárbara e abriu núcleos sociais nas duas cidades. Totalizando entre as três cidades foram mais de 1.500 crianças envolvidas com o basquete gerando a elas oportunidade social, educacional, esportiva e claro, a saúde.

A equipe principal decolou. Foram mais de 22 títulos em nove anos de atividade. Todos possíveis como duas vezes campeã Sul Americano, quatros vezes campeã Brasileiro, Campeã Paulista, Jogos Abertos e Jogos regionais. Assim Americana se tornou a capital do Basquete feminino brasileiro e a melhor equipe do continente sul Americano.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Esportes

21 nov 2024

Léo Aragão, goleiro americanense, criado na escola de goleiros Camisa 1, de Americana, estará no grupo do Cruzeiro que jogará

Esportes

14 nov 2024

Três judocas da equipe Associação Desportiva Americanense de Judô (ADAJU)/Secretaria de Esportes de Americana conquistaram medalhas no 21º Meeting Interestadual

Esportes

9 nov 2024

O São Roque é o grande campeão do Gigantão 2024, torneio organizado pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Americana.

Esportes

6 nov 2024

A grande final do Gigantão 2024 – 1ª divisão, marcada para este sábado (9), terá o árbitro carioca Marcelo de

Esportes

4 nov 2024

A 8ª edição do Festival de Carrinhos de Rolimã de Americana, promovido pelos grupos Kamikaze Rolimã e Lasanha Crew, com

Esportes

31 out 2024

A quadra poliesportiva do Ginásio Mario Antonucci, no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico, recebe obras de revitalização

Anunciar ou recomendar matéria