A 1ª Companhia do 19º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo realizaram na noite deste sábado (5) a Operação Direção Segura Integrada. A ação foi realizada entre 20h e 2h. 438 condutores foram fiscalizados no teste passivo (preliminar). 3 veículos foram recolhidos e 4 autos de infração foram expedidos. 19 motoristas se recusaram ao teste do etilômetro com base no AIT artigo 165; 17 realizaram o teste e resultado deu negativo.
“O objetivo é educar os motoristas. Não estamos utilizando a fiscalização apenas com meio punitivo, mas também estamos demonstrando para a população o perigo de dirigir alcoolizado, prevenir e reduzir acidentes e mortes no trânsito, causados pela associação entre o consumo de álcool e volante”, destacou o Capitão PM Augusto, Comandante da 1ª Companhia.
A definição do horário da ação tem explicação. Segundo levantamento do Infosiga, sistema do governo estadual gerenciado pelo programa Respeito à Vida, dos 892 óbitos de motoristas registrados no Estado entre janeiro de 2019 e julho de 2021 com suspeita de embriaguez ao volante, 378 mortes (42,3%) aconteceram aos finais de semana no período noturno. Jovens entre 18 e 24 anos representam 18% das vítimas fatais.






