Escolas de Americana terão botão do pânico e 933 câmeras de videomonitoramento

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou nesta segunda-feira (20) o lançamento do Programa Escola Segura, abrangendo o videomonitoramento em todas as escolas e prédios da Secretaria de Educação, o treinamento de educadores para atuarem em situações extremas e a adoção de um botão do pânico nas escolas. Ao todo, 933 câmeras de videomonitoramento serão instaladas.

A cerimônia foi realizada no Villa Americana, com a presença do vice-prefeito Odir Demarchi; do secretário de Educação, Vinicius Ghizini, do comandante da Guarda Municipal de Americana (Gama), Marco Aurélio da Silva; do inspetor da corporação, Wendeo Santos e do presidente da Câmara, vereador Thiago Brochi.

“O Escola Segura é um programa elaborado com muito carinho pela nossa Administração. O vice-prefeito Odir e eu trabalhamos diariamente para entregar uma Educação de qualidade para as famílias americanenses e essa preocupação passa também por garantir a integridade dos nossos alunos e a tranquilidade dos pais. Por isso, desenvolvemos esse programa que vai tornar nossas escolas um ambiente ainda mais acolhedor e seguro para nossas crianças. Quem é pai, quem é mãe fica feliz em saber que as pessoas estão cuidando, olhando e tendo uma visão segura do que está acontecendo nas escolas.”, declarou o prefeito Chico Sardelli. 

O Escola Segura foi desenvolvido em uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Gama. A primeira das ações prevê a locação de sistema de videomonitoramento nas escolas municipais, com a criação de um cercamento digital através de sensores de presença e alarmes instalados nos prédios da rede municipal de Educação. 

“É um marco na vida do americanense um anúncio como esse, levando segurança e tranquilidade para os pais de nossos alunos e para nossos educadores”, declarou Odir.

O sistema de câmeras vai monitorar corredores, entrada, saída e fachadas das escolas e demais prédios da Educação, garantindo a vigilância dos ambientes internos e externos. Além disso, a rede de sensores e alarmes instalada permitirá à Gama a visualização do território da escola em tempo real, em caso de movimentação suspeita. Todos os sistemas estarão integrados ao Centro de Controle e Operação Municipal (CCO) da Guarda, que será acionada imediatamente em caso de invasão. O sistema não substitui as rondas escolares, que continuarão sendo realizadas pela corporação.

“Hoje é um dia de extrema felicidade pois esse momento vai entrar para a história de Americana. A Administração marca presença com um programa de segurança inédito e estamos nos antecipando para que situações complexas não ocorram. O programa apresenta um dos mais modernos sistemas de monitoramento à disposição atualmente, com o uso de câmeras de alta tecnologia para transmitir as imagens do ponto exato em que pode haver uma situação de risco nas escolas. A Gama esteve em outros municípios para conhecer as tecnologias existentes e, durante o último ano, o inspetor Wendeo Santos e demais patrulheiros da corporação desenvolveram, em parceria com a Educação, este projeto que com certeza trará um ganho em segurança para as famílias americanenses”, explicou o comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva.

Ghizini comemorou a adoção do programa. “É um programa muito simbólico e que, na prática, vai mudar a realidade de nossas escolas. Americana está dando um salto à frente com um programa tão completo na segurança e monitoramento de nossas unidades. A partir do momento em que tivermos esse contrato, vamos instalar 933 câmeras nas escolas e, mais do que as câmeras em si, trata-se de um sistema de inteligência para acompanhar todas as ocorrências nas escolas. As escolas já eram felizes, prefeito, e como o sr. disse, além de felizes, serão seguras”, declarou.

A instalação do sistema de monitoramento será sucedida do treinamento dos profissionais que atuam nas escolas. Eles receberão explicações sobre o funcionamento do sistema e noções sobre como proceder em situações de risco.

A direção das escolas também vai indicar servidores para a utilização do Botão do Pânico – um aplicativo para ser acionado pelo celular. Os profissionais selecionados receberão orientações sobre situações de risco e serão cadastrados pela Gama e, no momento do acionamento, os dados de localização serão automaticamente transmitidos para Centro de Controle e Operação Municipal da corporação, para o deslocamento prioritário das viaturas à escola.

A cerimônia contou ainda com a presença dos vereadores Lucas Leoncine, Silvio Dourado, Fernando da Farmácia, Gualter Amado e Pastor Miguel Pires, e de secretários municipais.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

29 set 2026

Entorpecentes estavam em uma bolsa escondida no compartimento do motor de um veículo na Rua Serra dos Cariris; ação começou

Polícia

21 set 2026

Uma jovem de 28 anos perdeu os movimentos do lado esquerdo do corpo após sofrer um grave traumatismo cranioencefálico durante

Polícia

18 set 2026

Jovens de 14 e 16 anos confessaram participação no ato infracional e indicaram aos agentes o local onde o veículo

Polícia

18 set 2026

Vítima, de 53 anos, relatou sofrer violência psicológica há vários anos; suspeito foi preso em flagrante por violência doméstica A

Polícia

17 set 2026

Vítima relatou ter sido agredida no rosto e ofendida pelo ex-companheiro após ele invadir sua residência durante a madrugada Um

Polícia

17 set 2026

Serviço contabilizou mais de 2 mil atendimentos até agosto deste ano; canais facilitam o acesso das vítimas à denúncia e

Anunciar ou recomendar matéria