Funcionário público que vendia linha cortante para pipa é descoberto pela Gama

A Guarda Municipal de Americana efetuou uma importante apreensão de linha-cortante, conhecida como “chilena”, em um comércio ilegal no bairro Jardim da Mata. A operação ocorreu nesta quarta (26).

A ação foi desencadeada após o Controle da GAMA (Guarda Municipal de Americana) receber denúncias sobre a suposta comercialização de linha-cortante no local. Ao chegarem à residência, os guardas notaram o portão aberto e duas pessoas aparentemente envolvidas em uma transação comercial.

Enquanto uma das partes conseguiu deixar o local sem ser identificada, a outra, um menor de idade, informou que trabalhava ali junto com seu pai na venda de linha cortante para pipas. O responsável pelo comércio, um homem de 45 anos e funcionário público municipal, se apresentou prontamente aos guardas e confessou a prática ilegal.

De maneira colaborativa, ele mostrou o material aos guardas, reconhecendo a proibição da venda de linha-chilena devido aos riscos que oferece à segurança das pessoas. Ao se justificar afirmou que, em Americana, não há locais adequados para soltar pipas com cerol.

Além disso, o indivíduo admitiu que mantinha o comércio sem alvará de funcionamento e adquiria as linhas na capital paulista para revender em Americana, inclusive oferecendo serviço de entrega. Surpreendentemente, dois de seus filhos menores de idade também trabalhavam com ele no local.

Diante dos fatos, o indivíduo foi detido e conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ) acompanhado do material apreendido. Na delegacia, o caso ficou sob responsabilidade da Autoridade Policial de Plantão, que ainda está avaliando a tipificação para a natureza do Boletim de Ocorrência.

Além das medidas legais, o comércio ilegal de linha-cortante acarretará em sanções administrativas para o indivíduo, que deverá pagar o valor de R$ 2.480,62, além de ser encaminhado à Secretaria de Planejamento para providências adicionais.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

26 jun 2026

Damien O’Brien, de 40 anos, e Jessica O’Brien, de 41, foram indiciados pela Promotoria do Condado de Genesee pela morte

Polícia

26 jun 2026

A Justiça de Santa Catarina determinou que Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, seja submetida a um exame

Polícia

25 jun 2026

Suspeito também danificou veículo estacionado no imóvel antes de ser contido pelas vítimas até a chegada da Polícia Militar Um

Polícia

23 jun 2026

A Guarda Municipal de Americana (GAMA) localizou, na manhã desta segunda-feira (23), uma idosa que estava desaparecida desde o dia

Polícia

22 jun 2026

Suspeito de 37 anos foi abordado na Rodovia Virgílio Viel Dall’Orto e tinha mandado de prisão expedido pela Comarca de

Polícia

22 jun 2026

Acidente ocorreu no bairro São José; uma das jovens foi socorrida caída na via e ambas precisaram de atendimento médico

Anunciar ou recomendar matéria