A GAMA (Guarda Municipal de Americana) ampliou o número de equipamentos utilizados por patrulheiros que atuam no Grupo de Proteção Ambiental (GPA), que realiza ações preventivas e presta auxílio para a proteção do patrimônio ecológico e ambiental do município, incluindo a fauna silvestre local.
Foram adquiridos dois pinções e dois ganchos para serpentes, dois puçás para aves, duas pinças para mamíferos, duas redes de arremesso, duas caixas de contenção e transporte de animais e um laço cambão para contenção e manejo de animais. O investimento foi de R$ 5.436,00.
Alguns exemplos das ações do GPA são patrulhamentos ambientais, educação ambiental e auxílios para resgate, soltura e destinação de animais silvestres em vida livre, que possam estar feridos, debilitados, em situação de risco ou que estejam em conflito com a população humana.
Ocorrências de animais silvestres na área urbana do município de Americana representam um segmento importante entre os atendimentos da Guarda Municipal. Em 2022, foram 78 ocorrências; em 2023, 123; e em 2024, 237. Entre os principais animais envolvidos, estão gambás, ouriços, aves em geral, capivaras e teiús, mas há outras espécies não tão comuns, como raposas, tatus e cobras.
De acordo com o inspetor Jonas Alécio, responsável pelo GPA, esses equipamentos se somam a outros que a instituição já possuía, que são fundamentais para a segurança dos agentes e para garantir conforto aos animais resgatados.
“Os animais resgatados podem ser soltos imediatamente em seu habitat, caso não estejam feridos ou debilitados. Porém, quando a situação exige, os animais são destinados para instituições técnicas capacitadas, onde são submetidos a atendimento adequado, e após a reabilitação, são devolvidos ao seu habitat ou destinados para áreas de soltura e monitoramento devidamente cadastradas pelo poder público”, explicou.