Redação Jornal Americanense

Nova Odessa ganhará uma unidade local do Corpo de Bombeiros

No último domingo, 02 de julho, foi celebrado o Dia Nacional do Bombeiro. E, em breve, a população de Nova Odessa ganha finalmente uma unidade local do Corpo de Bombeiros da PM-SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo), fruto de um convênio da Prefeitura com o Governo do Estado, negociado e formalizado entre 2021 e 2022 pelo prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

O novo “quartel” fica na Avenida São Gonçalo, nº 2.303, altura dos Jardins Santa Rita e Alvorada. A cerimônia de inauguração da nova unidade é aberta ao público em geral e deve contar também com a presença do governador Tarcísio de Freitas – a quem o prefeito Leitinho agradeceu por mais esta parceria entre Município e Estado.

“O convênio dos Bombeiros foi negociado em 2021 e assinado em 2022, antes das Eleições. Mas o governador Tarcísio deu continuidade a este projeto quando assumiu, assim como no caso da construção da nova Delegacia do Município (em andamento na Avenida Carlos Botelho, no Centro). Isso mostra a visão dele, de estadista, de alguém que está preocupado com o bem-estar do povo paulista, e não com questões políticas. Só temos a agradecer ao governador em nome da nossa população”, afirmou Leitinho.

A viabilização do Corpo de Bombeiros da PM em Nova Odessa era uma antiga pauta do então vereador Cláudio Schooder e do também vereador Professor Antonio Teixeira. Já no terceiro mês da atual gestão municipal, em março de 2021, o prefeito, secretários municipais e Professor Antonio reuniram-se pela primeira vez com representas da corporação estadual para discutir a viabilidade do projeto.

As negociações junto ao órgão estadual continuaram nos meses seguintes e, em novembro daquele ano, o convênio foi assinado pelo prefeito, na presença do então comandante do 16º Grupamento de Bombeiros do Interior, coronel Harley Washington Ferreira, e do secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti. O convênio foi posteriormente assinado também pelos representantes da corporação e do Governo do Estado, no início de 2022.

Em setembro de 2022, o prefeito e o comando do Corpo de Bombeiros da PM confirmaram a escolha, locação e adaptação de um prédio comercial na Avenida São Gonçalo, no “coração” da região mais populosa da cidade, para sediar a unidade local.

Desde então, o local vem recebendo adaptações e serviços complementares (como a construção de uma passagem exclusiva para as viaturas na própria avenida). Em maio deste ano, chegaram as viaturas zero quilômetro, e agora a unidade está pronta para entrar em operação.

O Estado está destinando para Nova Odessa, segundo o Plano de Trabalho que faz parte do convênio, um caminhão motobomba de última geração e uma unidade de resgate, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), equipamentos eletrônicos, sistemas e, principalmente, um efetivo de 14 profissionais militares (cujos salários e benefícios também vão ser pagos pelo Estado). Já a Prefeitura arca com os custos mensais da base (como aluguel, água, luz, telefone e alimentação).

Atualmente, Nova Odessa conta com um grupo de bombeiros voluntários, com equipes para resgate e remoção de feridos leves (tais munícipes foram convidados a serem voluntários também do próprio Corpo de Bombeiros da PM na cidade). Casos mais graves, no entanto, demandavam até então o acionamento da corporação estadual, cujas unidades mais próximas ficam sediadas em Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

29 fev 2024

Na tarde desta segunda-feira (26) uma tragédia em São Paulo vitimou fatalmente José Ribeiro, um morador de 60 anos da

Cidades, Polícia

23 fev 2024

Um acidente envolvendo dois caminhões e um automóvel deixou uma vítima fatal na Bandeirantes, em Santa Bárbara d’Oeste, nesta sexta-feira

Polícia

22 fev 2024

Daniel Alves, ex-jogador da Seleção Brasileira, foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro. A sentença

Polícia

21 fev 2024

A vendedora Thamiris Nathalia Rulim, de 32 anos, é a primeira vítima de feminicídio em Piracicaba. Ela foi morta pelo

Polícia

17 fev 2024

Nesta sexta (16) Americana foi palco de um trágico acidente que resultou na morte de Antônio Ivan Moura Caetano, motoboy

Polícia

17 fev 2024

Uma notícia trágica abalou a comunidade de Santa Bárbara d’Oeste neste sábado (17). Lucas Ribeiro Santana, um jovem de 22