O Comando de Policiamento Rodoviário intensificou o policiamento nas rodovias paulistas no período de 5 (sexta-feira) a 9 de julho (terça-feira), durante a “Operação 9 de Julho 2024”. Durante esse período, os principais temas abordados foram o combate à criminalidade violenta e o foco na fiscalização do consumo de álcool pelos motoristas.
Segundo a polícia, a incidência de chuva em grande parte do período de operação contribuiu negativamente nos índices de acidentes, sendo registrados 285 acidentes sem vítimas e 372 registros de sinistros com vítimas. “Importante, neste caso, ressaltar dois sinistros envolvendo veículos de transporte coletivo. Logo no início da Operação, tivemos o choque de um ônibus de passageiros contra uma coluna de sustentação em Itapetininga, com dez vítimas fatais e 42 vítimas graves/leves. Em seguida, outro sinistro entre um ônibus e um micro-ônibus, com quatro vítimas graves. Além destas, importante citar ocorrências diversas envolvendo motocicletas, modal mais suscetível às intempéries”, informou em nota.
No total, em todo o Estado foram registradas 54 vítimas fatais, 96 vítimas graves e ainda 442 vítimas leves no período. Comportamentos de direção de risco, como excesso de velocidade, também foram fiscalizados, com 22.876 imagens de radar registradas, além de um aumento no número de autuações por alcoolemia, totalizando 1.215 registros.
Durante este período, foram registradas 34.135 infrações e 401 veículos removidos. No escopo criminal, foram apreendidas duas armas de fogo e duas expressivas apreensões de drogas, totalizando mais de 9,1 toneladas de maconha, além da prisão de 37 pessoas e 18 condenados capturados.