Últimas Notícias

769 novas vagas de emprego foram abertas em Americana no mês de maio, aponta Fórum Permanente de Inovação

- Advertisement -

Confira, em detalhes, o que aconteceu no encontro promovido por iniciativa do Poder Legislativo.

A Câmara Municipal de Americana realizou a 4ª reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia. Durante o encontro, foram abordados temas relacionados à qualificação da mão de obra e a integração entre mão de obras e empresas.

Os grupos de trabalho do Fórum apresentaram atualizações sobre as atividades desenvolvidas, com foco na prospecção de necessidades e oportunidades nas empresas da região e na aproximação entre escolas e setor produtivo. No debate sobre o tema “prospecção de necessidades e oportunidades nas empresas da região”, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico destacou o saldo positivo de 769 novas vagas de emprego apurado em Americana no mês de maio.

- Advertisement -

“É disparado o maior número de toda a Região do Polo Têxtil (RPT). Nossa economia vai bem e a parceria com vocês (instituições de ensino, associações de classes e empresas) é fundamental. E a função da secretaria é ser um catalisador neste processo”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Rafael de Barros.

A aproximação entre o setor produtivo e as escolas também foi discutida. As representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Cláudia Batista e Tatiuci Ferreira Rodrigues, apresentaram a plataforma SENAC Carreiras. O dispositivo reúne informações sobre estudantes em busca de oportunidades de emprego e estágio e também um cadastro de empresas e vagas disponíveis.

“A instituição já tem faz algum tempo a preocupação de como conciliar as empresas e os alunos que formamos ao longo do ano. O SENAC Carreiras nasce com esse objetivo e não é só de Americana. Ele está em todas as unidades do estado de São Paulo. A ideia é que a empresa possa fazer o cadastro das suas vagas e os nossos alunos já estejam ali cadastrados. A ideia é fazer esse link e também aproximar o SENAC das empresas e das instituições de um modo geral. Nós temos, por exemplo, só para o segundo semestre, mil e quinhentas vagas de gratuidade para os cursos livres, técnicos e de curta duração. Sobram vagas e faltam alunos”, explica Rodrigues.

O vereador Silvio Dourado (PL) enalteceu os avanços que têm sido obtidos a partir das reuniões do fórum e da troca de experiências:

“O fórum tem como uma de suas funções integrar as pessoas na sociedade para junto encontrarmos as devidas soluções que o nosso município tanto necessita. É gratificante observar que, quando as pessoas se unem por um objetivo em comum, as coisas começam a acontecer. E temos vivenciado um pouco das ações até aqui realizadas que já têm desenvolvido propostas de soluções”, destacou.

A próxima reunião do fórum está prevista para o mês de setembro e terá como tema central as cidades inteligentes.

Participaram também os representantes das secretarias municipais de Educação e Assistência Social e Direitos Humanos; do Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios e Tecidos de Americana e Região); do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo); do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) da Diretoria Regional de Ensino; e de universidades e faculdades.

- Advertisement -

Latest Posts

Mais Lidas