Redação Jornal Americanense

Cinco projetos aprovado pelos vereadores em sessão ordinária da Câmara desta terça

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram cinco projetos de lei durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (24) no plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. Dois projetos foram incluídos em regime de urgência e três proposituras foram adiadas, voltando a discussão e votação nas próximas semanas.

Alteração de lei

O projeto de lei nº149/2023, de autoria do vereador Thiago Brochi (sem partido) que altera a Lei nº 5.525/2013 que, institui a “Semana do Judô” no calendário oficial do município de Americana, foi aprovado por dezessete votos favoráveis e uma ausência em regime de urgência.

Revogação de lei

Foi aprovado por dezessete votos favoráveis e uma ausência em regime de urgência o projeto de lei nº 150/2023, de autoria do Poder Executivo, que revoga a lei nº 6.060/2017, que estabelece normas e procedimentos para a instalação de torres de transmissão de telecomunicação e de outras fontes emissoras no município de Americana.

Programa SESI-SP Atleta do Futuro

O projeto de lei nº 134/2023, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o SESI-SP, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.

Cessão de servidores para os cartórios eleitorais do município

Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de lei nº 136/2023, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com a União, por intermédio dos Juízos de Direito da 158ª Zona Eleitoral e da 384ª Zona Eleitoral

Dia da Conscientização da Doença de Alzheimer

Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de lei nº 111/2023, de autoria do vereador Pr. Miguel Pires (Republicanos), que insere no calendário oficial do município de Americana o dia 21 de setembro como Dia da Conscientização da Doença de Alzheimer, denominado “Eu Não Te Esqueço”.

Adiamentos

O projeto de lei nº 114/2023, de autoria do vereador Renan de Angelo (PSDB), que institui o cadastro municipal de identificação das pessoas com deficiência de qualquer natureza e mobilidade reduzida no município de Americana, foi adiado por trinta dias a pedido do vereador Vagner Malheiros (PSDB).

O projeto de lei nº 117/2023, de autoria do vereador Ricardo Tite (PDT), que dispõe sobre campanha permanente e continuada de combate aos golpes financeiros praticados contra idosos, recebeu o primeiro pedido de vistas formulado pelo vereador Gualter Amado (Republicanos).

Recebeu o primeiro pedido de vistas pelo vereador Vagner Malheiros (PSDB) o projeto de lei nº 129/2023, de autoria do vereador Professor Jonas Santos (União Brasil), que cria a Medalha de Mérito ‘Eder Jofre’ e altera dispositivos da Lei Municipal nº 4.603, de 7 de março de 2008

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

6 jan 2025

Na primeira reunião com secretários, adjuntos e diretores do novo mandato que começou no último dia 1º de janeiro, o

Política

4 jan 2025

João Cleto é o novo Secretário de Comunicação da cidade de Sumaré. Formado em Direito pela Universidade Paulista e com

Política

3 jan 2025

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, em coletiva de imprensa em seu gabinete, no Paço, na tarde desta quinta-feira

Política

2 jan 2025

O prefeito eleito de Hortolândia, Zezé Gomes, e o vice-prefeito, Cafu César, tomaram posse de seus cargos no Poder Executivo

Política

2 jan 2025

O prefeito de Sumaré, Henrique Stein Sciascio (Republicanos), o Henrique do Paraíso, e seu vice, André Fernandes Pereira (MDB), o

Política

2 jan 2025

Em um auditório do IZ (Instituto de Zootecnia) lotado, com mais 400 pessoas presentes, tomaram posse nesta quarta-feira (01/01/2025) para

Trump quer anexar o Canadá, controlar a Groenlândia e diminuir orçamento da OTAN

Trump quer anexar o Canadá, controlar a Groenlândia e diminuir orçamento da OTAN

Em declarações nesta terça-feira (7), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que o Canadá deveria ser anexado aos EUA e se tornar o 51º estado norte-americano. Segundo Trump, os Estados Unidos gastam excessivamente com o país vizinho e, por isso, afirmou que não comprará mais madeira e carros canadenses, alegando que os EUA não precisam desses produtos.

Para reforçar sua ideia, Trump compartilhou um mapa imaginário no qual os Estados Unidos incluíam o território canadense. De acordo com ele, essa anexação proporcionaria maior segurança financeira aos norte-americanos.

Outro ponto destacado pelo presidente foi sua intenção de propor sanções à Dinamarca devido à Groenlândia. Trump mencionou que, desde 2019, defende a ideia de que os Estados Unidos deveriam comprar a ilha. Em seu discurso, afirmou que a Groenlândia é essencial para a segurança econômica do país.

Trump também afirmou que pretende retomar o controle do Canal do Panamá durante seu governo. O canal foi administrado pelos Estados Unidos até 1999, quando passou ao controle do governo do Panamá. Em sua declaração, Trump sugeriu que a China atualmente exerce controle indireto sobre o canal, o que, segundo ele, representa uma ameaça estratégica.

O presidente também sugeriu mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América”. Segundo Trump, o México possui um grande déficit comercial com os Estados Unidos e, em suas palavras, “os EUA fazem todo o trabalho lá”.

Trump também criticou o financiamento destinado à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Para ele, os incentivos financeiros à aliança militar deveriam ser reduzidos a apenas 5% do valor atual, argumentando que os Estados Unidos arcam com custos desproporcionais em relação aos demais membros.

Anunciar ou recomendar matéria